VÍDEO TUTORIAL: COMO DESENVOLVER UM CONTEÚDO DE QUALIDADE

A internet trouxe a democratização do acesso a informação. Seja qual for a dúvida, curiosidade ou área de interesse, bastam alguns cliques para se ter acesso a um universo de referências sobre o tema. E dentro deste novo cenário, um tipo específico de conteúdo tem feito enorme sucesso. São os vídeos tutoriais, que têm por objetivo ensinar a execução de uma tarefa, que pode ir da mais simples a mais complexa. Seja a operação de um equipamento, a execução de uma receita, de uma maquiagem, a instalação e uso de um software, não importa. Os tutoriais são capazes de promover um aprendizado mais dinâmico e efetivo, mostrando, através de imagens, o passo a passo de como é preciso proceder para a realização da tarefa pretendida. Mas ao mesmo tempo que o vídeo tutorial pode ser a solução que faltava para o esclarecimento de uma dúvida, precisa ser bem executado para que cumpra, com excelência, o seu propósito. Afinal, o que não falta é oferta de conteúdo e para se distinguir na multidão a qualidade é fundamental.

Passo a passo

A Rush Vídeo é uma produtora de conteúdo que está há 25 anos no mercado de produção audiovisual e amparada na autoridade construída ao longo de todo este tempo, sempre que possível reforça a necessidade de seguir alguns passos fundamentais para construção de um vídeo de valor, que desperte o interesse da audiência. O primeiro deles a elaboração de um roteiro bem fundamentado. Nos tutoriais esta etapa é especialmente importante, pois é preciso elencar, em ordem cronológica, cada etapa do processo que se pretende retratar, indicando quais imagens vão ilustrá-las. As informações também são importantes para entendimento e precisam ser claras e objetivas. A explicação tem que ser didática. É necessário mostrar tudo em detalhes, mesmo os mais óbvios e aparentemente irrelevantes. Lembre-se que a expectativa de quem está assistindo é entender como se executa algo que ela ainda não sabe ou domina, do contrário não precisaria recorrer a este tipo de material.

Detalhes Relevantes

Já diz o ditado popular que uma imagem vale mais do que mil palavras, então faça takes que mostrem claramente como se executa a etapa em questão. Abuse do poder de síntese que este recurso proporciona e lembre-se que a duração não deve exceder os dez minutos. Se não for possível mostrar tudo neste tempo, uma solução é dividir o material em partes para que fique mais palatável e interessante. Gráficos, animações, desenhos são recursos úteis e que facilitam a compreensão e deixam o vídeo mais leve. A qualidade do áudio é imprescindível e não pode ser negligenciada. Se possível, acrescente legendas.

Interação

Considerando o objetivos do vídeo tutorial, que é mostrar, em detalhes, como se executa determinada tarefa, é fundamental que se estabeleça um canal de comunicação com a audiência para o esclarecimento de eventuais dúvidas o que, inclusive, vai ajudar no engajamento do material quando este for postado no Youtube ou Redes Sociais, por exemplo.
Como a própria designação do conteúdo indica, os tutoriais são conduzidos por um tutor, que será o guia, o responsável, por conduzir toda a narrativa. Este tutor pode optar por estar à frente da câmera, como numa videoaula, por exemplo, o que exige desenvoltura, ou se manter apenas como narrador, com imagens ilustrando tudo aquilo que é explicado. Nas duas situações é importante não apenas a qualidade do conteúdo apresentado, mas a clareza na sua verbalização. Falar pausadamente, pronunciando bem as palavras e mantendo sempre o mesmo timbre é fundamental, além, é óbvio, de um bom microfone que garanta uma captação de qualidade. Nada pior do que ficar tentando decifrar o que alguém está dizendo num vídeo.
Além de tudo isso, o equipamento usado para a captação da imagem vai impactar diretamente no resultado final. Portanto, se a intenção é criar um conteúdo profissional, para ser divulgado no site institucional, da empresa, por exemplo, é preciso recorrer a quem entende do assunto e dispõe dos recursos, conhecimento e equipamentos necessários, assegurando assim um resultado que não deixe espaço para dúvidas e ainda ajude a reforçar a imagem institucional.

 

Rush Video – Ideias em movimento