Você tem alguma ideia de como surgiu o cinema? Ele foi e é tão importante para a história da humanidade que para muitos é considerado a ‘sétima arte’ e uma das maneiras mais nobres de expressão de nossa história. Por isso, fique agora com 

 

UMA BREVE HISTÓRIA DO CINEMA

A primeira exibição pública da imagem em movimento que nos traria o cinema na forma como conhecemos hoje, aconteceu em 1895 pelos irmãos Lumière, Auguste e Louis. Porém, podemos dividir essa história em algumas fases para o melhor entendimento.

 

PRÉ CINEMA

De acordo com Isabela Thebas, do Instituto de Cinema:

“Ao longo de séculos, inventos, ideias e dispositivos foram desenvolvidos e convergidos para delinear os princípios que criariam tecnicamente o cinema. Luz e sombra, reflexão e refração, os estudos da óptica e cinética, aliados à fisiologia do olho humano, constituíram os elementos formadores para a técnica cinematográfica. 

 

Todos esses inventos e estudos fazem parte do período que hoje chamamos de pré-cinema. Esse, por sua vez, tem início por volta do ano de 5.000 a.C, na China, com o “Teatro de Sombras”. Trata-se de uma arte muito antiga de contar histórias e entreter com bonecos de sombra. A prática consiste na projeção de sombras, em paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou recortes de objetos e cenários. Sua temática, contada por um narrador, geralmente envolvia guerreiros, princesas e dragões. E ainda hoje é uma forma popular de entretenimento tanto para crianças quanto para adultos em muitos países ao redor do mundo.

 

Posteriormente, a primeira “tecnologia cinematográfica” desenvolvida (primeiramente por Leonardo Da Vinci no século XV, e depois por Giambattista Della Porta no século XVI) foi a “Câmara Escura”. Esse aparato consistia em uma caixa fechada com um pequeno orifício coberto por uma lente que permitia a entrada de luz. Assim, a imagem dos objetos exteriores é projetada no interior da caixa (de forma invertida). Trata-se da primeira grande descoberta da fotografia, uma vez que o princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passam pelo orifício da câmara sejam projetados em um anteparo fotossensível na parede da caixa paralela ao orifício, fixando sua imagem.”

 

OS IRMÃOS LUMIÈRE

Thebas Adiciona que:

“ No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema). O aparelho desenvolvido por eles, filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos, é o ancestral da filmadora. Era movido à manivela e utilizava negativos perfurados. Como era leve, o instrumento facilitava filmagens externas e, ao longo dos anos os irmãos usaram a câmera para fazer mais de mil curtas-metragens, a maioria dos quais retratava cenas da vida cotidiana. Desta maneira, o invento dos irmãos franceses superou os concorrentes e transformou-se no aparelho preferido daqueles que desejavam registrar imagens em movimento.

 

A sua primeira exibição, “La Sortie de l’unsine Lumière à Lyon” (A saída da Fábrica Lumière em Lyon) aconteceu no dia 22 de março de 1895 no Grand Café Paris para uma pequena plateia, mas foi um grande passo para um novo rumo na indústria do entretenimento. Os primeiros filmes representavam cenas cotidianas e cativavam cada vez mais públicos fascinados com a tecnologia “moderna”.”

 

O CINEMA EM NARRAÇÃO

Até então a tecnologia de captação de imagens em movimento, era somente utilizada para ‘filmes documentais’ na intenção de registrar os momentos como há muito tempo já acontecia com as fotografias. 

 

As primeiras pessoas a utilizar dessa tecnologia para contar histórias foram Alice Guy-Blaché (experimentando a dupla exposição e outras novas técnicas) e George Méliès (cortes, sobreposição e zoom). 

 

Thebas ainda coloca que:  

“Méliès queria usar o aparelho nos seus espetáculos, mas os irmãos não o venderam. De qualquer maneira, ele comprou uma máquina semelhante e começou a escrever roteiros e atuar. Aperfeiçoou os truques próprios do teatro e do ilusionismo para o cinema e assim alcançou grande sucesso, tornando-se o pai dos efeitos especiais do cinema. Seu maior êxito foi a o filme “Viagem à Lua”, de 1902, onde adaptou a célebre obra de Júlio Verne para o cinema.”

 

Na Rush Video somos apaixonados por cinema e pela produção audiovisual, não deixe de conferir nosso portfólio e nos contatar para futuros trabalhos. 

 

Você já conhecia a história do cinema? Conte-nos nos comentários e não esqueça de compartilhar este artigo.

 

Rush Video – Ideias em Movimento

 

Fonte:
https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/a-origem-do-cinema#:~:text=No%20ano%20de%201895%2C%20os,%C3%A9%20o%20ancestral%20da%20filmadora.