Sim, existe vida além do Youtube e do Vimeo, as principais plataformas de hospedagem e compartilhamento de vídeos. As opções são inúmeras e caso você não esteja apenas em busca de visualizações talvez seja interessante estudar as possibilidades ofertadas por este mercado e quem sabe surpreender a audiência ofertando a experiência de explorar um novo player. Para cada necessidade, existem produtos específicos, mais segmentados e que, portanto, podem trazer soluções mais alinhadas com a sua demanda, inclusive, aprimorando os resultados.

O YouTube segue firme e forte no posto de líder absoluto, sobretudo após a sua aquisição pelo Google, em 2016, que ajudou a turbinar ainda mais a sua potência. É ainda o segundo maior mecanismo de buscas, ficando atrás do próprio Google.Seus números são superlativos e todos os dias mais de 200.000 novos vídeos são agregados ao serviço. O que, para alguns conteúdos, pode ser uma sentença de anonimato. O famoso mais um na multidão. Por isso, é importante conhecer outras soluções.

Pensando em facilitar a vida dos produtores de conteúdo, a Rush Video – produtora de vídeo, localizada em Campinas, interior de São Paulo, há mais de 25 anos no mercado – já publicou aqui um artigo apresentando algumas destas plataformas alternativas. Mas este é um mercado dinâmico e as ferramentas vão se aprimorando, novidades vão aparecendo a toda hora e por isso preparamos uma nova seleção, com duas boas opções que ficaram de fora da primeira vez. O tema não se esgota e voltará a ser abordado por aqui em novos artigos.

DailyMotion

Esta plataforma francesa, fundada em 2005, é um dos players mais acessados do mundo ficando, aqui no Brasil, atrás apenas do Youtube e Vimeo. Disponibiliza vídeos dos mais variados conteúdos aos seus usuários e tem uma interface amigável, discreta e limpa, bastante similar ao seu principal concorrente e assim como ele também permite enviar vídeos em qualidade Full HD e tem aplicativos próprios para Android, iOS e Windows. Os apps para celular têm a capacidade de sincronização com o dispositivo Chromecast o que facilita muito para quem deseja assistir os vídeos na televisão ou através de monitores com saída HDMI. E o melhor: tudo funciona de forma simples e rápida.

O conteúdo do serviço está categorizado por áreas, como “Notícias”, “Animais”, “Automóveis”, “Esportes eEducação, por exemplo, o que facilita muita a vida de quem pesquisa um tema específico. A diferença é que, em comparação com Youtube, a quantidade de material hospedado é infinitamente menor. A plataforma oferece reprodução no modo offline

E conta com uma funcionalidade chamada “Espaço Parceiro”, que permite monetizar os vídeos e ainda disponibiliza vários dados sobre a audiência, o que facilita muito na operacionalização das estratégias de divulgação do conteúdo.

Metacafe

Lançado em 2003, este player fez história ao ser o primeiro a promover um upload de vídeo proveniente de um usuário. Apesar de não ter popularidade de seus pares, talvez por sua interface em inglês, conta com mais de 40 milhões de visitantes mensais. Hoje o Metacafe se autodefine como uma central de entretenimento, onde é possível disponibilizar e assistir vídeos, devidamente catalogados por gênero, ouvir música e jogar. Entretanto, exige baixar o aplicativo e criar uma conta para acesso, o que também pode ser feito através do Facebook.  Uma vantagem é que não permite vídeos duplicados. Sendo assim, a sua busca não vai resultar em várias sugestões idênticas como acontece no Youtube.

O player conta com o menu Today, que evidencia as publicações do dia. O imenso acervo é uma atração à parte. Tudo bem catalogado, facilitando a navegação. Vale ressaltar que parte do conteúdo é resultado de parcerias com a indústria do entretenimento, como estúdios cinematográficos e gravadoras, o que assegura material de qualidade, além de ser gratuito.

 

Rush Video – Ideias em movimento.