Estamos habituados com o cinema norte-americano. Diariamente consumimos cinema, séries e tv com o tradicional formato Hollywoodiano de narrativa. Ainda assim, temos grandes filmes do cinema italiano, alemão e até mesmo francês que possuem papéis de grande importância na história e desenvolvimento do cinema. Mas todos esses possuem uma visão ocidental da tecnologia, da sociedade e da cultura. Alguns filmes asiáticos podem mudar sua visão de mundo, e aqui vai uma lista de grandes obras do cinema oriental:
OLD BOY (2003)
Dae-Su é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando ele é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança.
The Handmaiden (2016)
Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko, que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.
Parasita (2019)
Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos.
O castelo no céu (1986)
A jovem órfã Sheeta e seu sequestrador, coronel Muska, estão voando para uma prisão militar quando sua aeronave é atacada por uma gangue de piratas aéreos liderados por Dola. Escapando da colisão no ar através de um cristal mágico em seu pescoço, Sheeta conhece o também órfao Pazu. Juntos, tentam descobrir a cidade mística flutuante de Laputa, enquanto são perseguidos por Muska e os piratas, que cobiçam o tesouro da cidade.
Eu vi o diabo (2010)
Kyung-chul é um perigoso psicopata que mata por prazer. Um dia, a noiva do agente secreto Kim Soo-hyeon se torna presa do psicopata e é encontrada morta em um horrível estado. O noivo caça o criminoso, espanca-o brutalmente e o liberta, iniciando um jogo de gato e rato.
Os sete samurais (1954)
Um samurai atende a um pedido de proteção contra bandidos à uma vila japonesa. Ele convida outros seis samurais para ajudá-lo a ensinar às pessoas a como se defenderem sozinhas. O povoado da vila fornece comida aos soldados. A grande batalha acontece quando 40 bandidos atacam a vila.
Era uma Vez em Tóquio (1953)
Em Era Uma Vez em Tóquio, um casal de idosos vai de Onomichi para Tóquio visitar os filhos após uma ausência de 20 anos. Hospedam-se inicialmente com a família do filho mais velho, que não dispõe de tempo nem de condições financeiras para oferecer aos pais a atenção necessária.
Akira (1988)
Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Os amigos Kaneda e Tetsuo integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival, os Palhaços, até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.
E aí, você já assistiu algum desses filmes? Qual o seu favorito? A cultura asiática é diversa e rica, e por aqui amamos a diversidade.
Rush Video – Ideias em Movimento