O audiovisual se divide em diversos âmbitos, e um deles que tem ganhado cada vez mais espaço no século XXI, é o de videogames. Com gráficos cada vez mais realistas e narrativas cinematográficas, grande parte do mercado nos últimos anos tem sido movimentado por essa área. (Grand Theft Auto V por exemplo, se tornou a peça de entretenimento mais lucrativa da história. Com um orçamento de US$ 266 mi, o game arrecadou por volta de US$ 6 bi desde seu lançamento).

E não diferente do cinema, um mercado tão grande assim não poderia ficar de fora de suas próprias premiações. Dentre os mais diversos tipos distribuídos nos principais veículos de mídia como o Golden Joystick entre outros, as premiações mais cobiçadas sem sombra de dúvidas são as do The Game Awards ( o Oscar dos videogames). Que das muitas categorias, consagra um jogo como Game of The Year (GOTY) ou O melhor jogo do ano. 

 

O que é o The Game Awards?

Mas afinal, o que é o TGA?

Acontecendo anualmente, a premiação conhecida como o Oscar dos videogames teve sua primeira edição em 2014 com aproximadamente 1.9 mil espectadores. Com o crescimento do evento e ampliação para o âmbito online, em 2019 o mesmo atingiu a marca de 49 milhões de espectadores ao redor do mundo. É claro que muita coisa mudou desde sua primeira edição, o evento cresceu tanto que se tornou um local de grandes anúncios, seja de games ou de publicidade de bens de consumo para o público gamer com seu grande apelo comercial. 

 De acordo com o próprio site do evento

“O The Game Awards reconhece e promove excelência criativa e técnica na indústria global de videogames.

Reunimos um grupo diversificado de desenvolvedores de jogos, jogadores e nomes notáveis ​​da cultura pop para celebrar e promover a posição do jogo como a forma de entretenimento mais envolvente, desafiadora e inspiradora. Nós nos esforçamos para reconhecer aqueles que melhoram o bem-estar da comunidade e elevar as vozes que representam o futuro do meio.”

Todas as edições até então foram apresentadas por Geoff Keighley que já possui um longo histórico na área. Em 1994, fez parte do primeiro show de jogos eletrônicos televisionado nos Estados Unidos. Logo após, trabalhou de 2003 a 2013 no antigo VGA que também procurava premiar os videogames, mas sem a estrutura atual. Por fim, Geoff se estabeleceu no TGA  e apresenta o mesmo desde então.  

 

As categorias do TGA

O show, assim como o Oscar, se divide em diversas categorias, algumas voltadas 100% à estrutura dos games, outras muito semelhantes ao mercado cinematográfico. As principais categorias são:

 

  • Jogo do ano (GOTY): a principal e mais cobiçada categoria, reconhecendo um jogo que oferece a melhor experiência absoluta em todos os campos criativos e técnicos;
  • Melhor direção: prêmio por excelente visão criativa e inovação na direção de jogo e no design;
  • Melhor narrativa: para desenvolvimento narrativo e desenvolvimento da história no jogo;
  • Melhor direção de arte: para excelentes realizações criativas e / ou técnicas em design artístico e animação;
  • Melhor trilha e música: para excelência na música, canção original e / ou trilha sonora licenciada.
  • Melhor atuação: auto explicativo, vai desde dublagem até performance na captura de movimento. Entre outros.

Além dessas a premiação se estende para muito além ao longo do show, sendo as outras: Jogo mais impactante, Jogo de continuidade, Melhor jogo independente, Melhor jogo mobile, Melhor suporte à comunidade, Melhor jogo de realidade virtual, Inovação e Acessibilidade, Melhor jogo de ação, Melhor jogo de aventura, Melhor jogo de RPG, Melhor jogo de luta, Melhor jogo para a família, Melhor jogo de estratégia, Melhor jogo de esportes, Melhor jogo multijogador, Criador de conteúdo do ano, Melhor estreia do ano, Melhor atleta de e-sports, Melhor treinador de e-sports, Melhor jogo competitivo, Melhor apresentador de e-sports e Melhor time de e-sports. 

 

Favoritos

Houveram diversas controvérsias no mundo dos games em 2020, seja por problemas em alguns deles ou até mesmo por trazerem tabus para discussão nos mais diversos meios. Projeções dos principais veículos especializados nesse mercado apontam que a disputa em vários dos prêmios ficará acirrada entre: The last of us part II e Ghost of Tsushima. Diversas questões foram abordadas em ambos os games, questões que inclusive podem não agradar a todos, o que gerou uma grande polarização entre o público dos dois games. Independente do resultado, com certeza será surpreendente. 

Devido a pandemia de covid-19 o evento não poderá contar este ano com a plateia presencial, e isso poderá alterar bastante a dinâmica de todo o show, dentre as mais diversas apresentações musicais e espetáculos que já ocorrem de praxe, a edição de 2020 promete revolucionar o mercado com a mudança de geração tecnológica dos videogames. 

O evento acontece hoje às 20h15min (horário de Brasília) e será transmitido ao mundo inteiro através do Youtube e da Twitch do The Game Awards.  Não perca!

 

Rush Video – Ideias em movimento.