A Rush Vídeo, produtora de Campinas, interior de São Paulo, há quase três decadas no mercado, atuando na produção de conteúdo audiovisual, está sempre atenta as soluções tecnológicas, se posicionando também como uma fonte de conhecimento sobre temas ligados à sua área de atuação. No artigo anterior, explicamos o que é streaming, quais as suas vantagens e aplicações. Agora vamos mostrar quais os principais serviços de distribuição de conteúdo neste tipo de plataforma, algumas gigantes do segmento, como Netflix (vídeo) e Spotify (áudio). Em linhas gerais, o conceito de streaming pode ser definido como o encaminhamento de dados via internet com o objetivo de transmitir informações multimídia dos servidores para seus clientes.  

Durante a pandemia, escolas e universidades aderiram ao modelo de transmissão de aulas ao vivo via web, popularizando o modelo de educação à distância, sem mencionar as lives, que se tornaram um fenômeno de audiência nas redes sociais e outros canais, como o Youtube que, a passos cada vez mais largos, vão tomando o espaço que anteriormente era ocupado pela televisãoTudo isso graças a tecnologia streaming. E agora até os videogames estão entrando nesta onda. Gigantes como o Google já estão experimentando serviços de jogos em que não é preciso baixar nada ou ter computadores potentes. É pegar o controle e começar. 

Conheça agora as principais plataformas:  

 

Amazon Prime Video 

O Prime Video (antigo Amazon Unbox e Amazon Video on Demand nos EUA, e LoveFilm na Europa) é um serviço de streaming, disponibilizado pela Amazon e disponível em mais de 200 países. O seu catálogo conta com uma lista de produções próprias de grande sucesso e parcerias com estúdios que não distribuem conteúdo para suas concorrentes, sobretudo a Netflix. Além disso, o Prime Video possui um preço único de assinatura, sem segmentar os pacotes por critérios como qualidade de transmissão ou quantidade de telas. Neste caso, são permitidas até três telas simultâneas, sem custo extra. O acesso é feito através do site ou no app Prime Video que pode ser baixado no celular, tablet ou seleção de Smart. A plataforma também conta com mais de dois milhões de música sem anúncios. A assinatura oferece ainda o Prime Video Channels onde, a critério do cliente, é possível assinar canais de sua preferência, sem compromisso de longo prazo, o que significa que o serviço adicional pode ser cancelado a qualquer momento. É possível baixar os conteúdos no aplicativo para serem acessados posteriormente, offline, ajudando na economia de dados móveis. O inconveniente é que atualmente a única forma de pagamento do Amazon Prime é o cartão de crédito (bandeiras Mastercard, Visa, Diners Club ou Elo). Infelizmente, a plataforma de streaming não aceita pagamentos com boleto, débito em conta e cartão de débito.   

 

Apple TV+ 

O serviço de streaming da Apple chegou para competir com a Netflix, HBO GO, Disney e Amazon Prime com um valor competitivo e conteúdo em alta resolução. O serviço conta com séries originais disponíveis para transmissão ou download, além de acesso a uma série de outras emissoras e plataformas. São milhares de filmes para comprar ou alugar. O Apple TV + funciona por meio do aplicativo Apple TV, o que significa que é possível assisti-lo em uma variedade de dispositivos Apple, mas também em TVs compatíveis e canais de streaming. Para quem possui um iPhone, iPad ou Mac, o aplicativo da Apple TV+ pode ser baixado no dispositivo. A Apple oferece uma avaliação gratuita de um ano para quem compra um dispositivo Apple ou sete dias grátis para quem desejar experimentar o serviço. 

 

Crunchyroll 

É um serviço focado em animes, as famosas animações japonesas. Possui uma versão gratuita com exibição de anúncios, porém algumas de suas principais atrações só estão disponíveis no plano de assinatura. O pacote também oferece acesso a diversos mangás, os quadrinhos japoneses, através de um app acessório. Está disponível online, para computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos. 

 

Disney+ 

O Disney+ foi lançado no Brasil e em toda a América Latina no último dia 17 de novembro de 2020, disponibilizando aos assinantes da plataforma todo o acervo da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, apresentando desde grandes sucessos de bilheteria, passando por títulos clássicos e novidades originais, com uma seleção especial de títulos em 4K, em alta resoluçãoA exemplo da Amazon, o Disney+ permite o acesso de telas simultâneas; no caso três, sem custo extra.  

A expectativa dos executivos da Disney era que a plataforma, que foi lançada em alguns países antes do Brasil, alcançasse a marca de 54,5 milhões de assinantes no início de Maio/2020. Entretanto, ncomeço de agosto de 2020o serviço chegou a 60,5 milhões de usuários, chegando em outubro a 73,7 milhões de assinantes. A empresa previu inicialmente que o Disney+ teria entre 60 e 90 milhões de assinantes após cerca de cinco anos. Em vez disso, atingiu esse intervalo apenas seis meses após o lançamento em poucos países. 

 

HBO GO 

É a plataforma de streaming da HBO, onde está disponibilizado todo o catálogo de séries da emissora, além de filmes, documentários e programação infantil. Um dos destaques dos conteúdos disponíveis é o seriado Game of Thrones. Os assinantes têm a vantagem de ver quando, onde e quantas vezes quiserem todos os conteúdos disponíveis. O aplicativo também oferece uma seção com as produções preferidas do usuário para facilitar a localização no acervo. Pode ser acessada através do computador, iPad, iPhone, iPod touch, Apple TV, dispositivos Android, Android TV, LG Smart TV, Samsung Smart TV, XBOX One e Roku, dispositivo que ao ser ligado a uma TV, se conecta à internet e permite o acesso a plataforma de mesmo nome, que funciona como porta de entrada para uma infinidade de canais de streaming, gratuitos e pagos (restritos a assinantes) 

 

Hulu 

O serviço de streaming Hulu, pertencente a Disney e mais focada no público adulto, hoje restrito aos Estados Unidos e Japãocom um pacote de atrações diferenciadoestava previsto para o restante do mundo em 2021, de acordo com entrevista concedida ao site TheVerge pelo CEO da Disney. Mas parece que os planos mudaram e recentemente a companhia anunciou que vai lançar no mundo todo um novo serviço de streaming chamado Star, que possivelmente substituirá o Hulu, que agora tem um futuro incerto. Para quem nunca ouviu falar, o serviço chamou a atenção com o sucesso dos seus conteúdos originais, como a série The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia). Além do streaming, com uma assinatura mais cara é possível desfrutar de canais como NBC, BBC, ABC, Fox, Viacom, Comcast, MTV, VH1, Discovery, entre outros. São mais de 60 canais ao vivo e sob demanda 

 

Netflix 

Aqui no Brasil, a Netflix é a campeã do streaming em vídeo atualmente, mas vem enfrentando concorrência forte. Por isso, tem investido pesado na produção de séries, filmes e documentários próprios, que só estão disponibilizados para seus assinantes. Inclusive, grandes nomes da TV brasileira, como Bruna Marquezine e Bruno Gagliasso, assinaram recentemente com a Netflix para participar de suas produções. O serviço está disponível em praticamente todo o mundo (190 países), roda em computadores, smartphones, tablets, TVs, dongles (dispositivo que é conectado em uma entrada HDMI da TV , acessando a rede Wi-Fi, para fazer a transmissão streaming), set-top boxes (que tem como principal função acessar plataformas de streaming sem precisar trocar uma TV antiga por uma smart) e consoles de videogame. Transmite vídeos em até 4K (alta resolução), HDR10 e som Dolby Atmos, dependendo do pacote de assinatura. Também é possível baixar os conteúdos no aplicativo para serem acessados posteriormente, offline, ajudando na economia de dados móveis. A Netflix, que possui atualmente mais de 160 milhões de assinantes, foi fundada em 1997 nos Estados Unidos, e originalmente oferecia serviço de entrega de DVD pelo correio. Ao contrário da Amazon e da Disney+,  o acesso de telas simultâneas possui custo adicional.  

 

Youtube TV 

É um serviço de streaming robusto que ainda não está disponível no Brasil. O serviço inclui streaming de rede por cabo e transmissão ao vivo de afiliados locais, juntamente com conteúdo original do YouTube. Não há conteúdo original exclusivo no momento. Permite ao assinante ter acesso à programação ao vivo das quatro principais redes de transmissão americanas (ABC, CBS, NBC e Fox), além de redes populares de esportes, notícias e entretenimento com base na localização, como AMC, BBC América, BBC World News, Disney Channel, ESPN, FX, MSNBC, entre outros. Os canais AMC Premiere, ShowtimeStarz e NBA League Pass podem ser incluídos no pacote com custos adicionais. E a maioria das redes oferece algum conteúdo sob demanda. Uma das vantagens do YouTube TV é que ele funciona dentro da plataforma tradicional do YouTubeou seja: o usuário pode trocar de um vídeo de um canal de Youtube para um canal como ESPN, sem precisar trocar de aplicação. 

 

Streaming de Áudio   

Atualmente, os maiores serviços de streaming de áudio são SpotifyTidale Deezer. Similares, sendo o Spotify o mais popular, oferecem tanto planos gratuitos (com inserções de comerciais) quanto pagos, que permitem desfrutar do conteúdo mesmo estando offline.  Estas plataformas possibilitam a criação de listas de reprodução, com uma seleção personalizada, e contam com um catálogo enorme de álbuns e músicas de diversos artistas, além de listas criadas por personalidades ou algoritmos. Também possuem um grande acervo de podcasts e estão disponíveis para serem acessadas através de computadores, smartphones, tablets, set-top boxes e videogames. 

 

Apple Music 

Serviço de música da Apple, que concorre diretamente com o Spotify e apresenta listas de reprodução elaboradas por DJs e grandes nomes da música, além de um catálogo mais exclusivo, graças a contratos firmados com grandes gravadoras. A Apple Music está disponível para iPhone, macOS e Android. 

 

Games 

Twitch  

Quando o assunto é streaming de games, a Twitch é atualmente plataforma mais popular, permitindo que os jogadores transmitam vídeos de suas partidas para que os usuários assistam gratuitamente. No entanto, o seu plano de assinatura, que é atrelado ao da Amazon Prime Video, oferece algumas vantagens, como jogos e DLCs (conteúdos adicionais para jogos), alguns exclusivos. Está disponível para computadores, smartphones, tablets e consoles. 

 

Rush Video – Ideias em Movimento