A ficção científica é um gênero sempre muito intrigante. Todas as obras desse tipo, trazem questionamentos não convencionais ou ainda não solucionados pela ciência no geral, assim como grandes mistérios da humanidade. Nesta lista, traremos alguns filmes que podem gerar questionamentos interessantes sobre a natureza humana e sua existência no geral. 

 

  • Filhos da esperança (2006)

No ano de 2027, a infertilidade é uma ameaça real para a civilização, e o último humano a nascer em anos acaba de morrer. Frente a um cenário pessimista sobre o futuro, um burocrata desiludido se torna o herói improvável que pode salvar a humanidade. Para isso, ele enfrenta seus próprios demônios e tenta proteger a última esperança do planeta: uma jovem mulher milagrosamente grávida, descoberta pela ativista inteligente com quem fora casado. Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme é bastante intenso e dura aproximadamente 1h54min. 

 

  • Interestelar (2014)

As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar. A direção aqui é de Christopher Nolan, e o filme foi baseado em teorias científicas reais, com todo o esforço da equipe e da tecnologia para ser uma ficção científica sem muita fantasia. Os objetos e tudo que circunda a narrativa buscam se aproximar da realidade e dos equipamentos da NASA. Duração de 2h49min.

 

  • A Origem (2010)

Dom Cobb é um ladrão com a rara habilidade de roubar segredos do inconsciente, obtidos durante o estado de sono. Impedido de retornar para sua família, ele recebe a oportunidade de se redimir ao realizar uma tarefa aparentemente impossível: plantar uma ideia na mente do herdeiro de um império. Para realizar o crime perfeito, ele conta com a ajuda do parceiro Arthur, o discreto Eames e a arquiteta de sonhos Ariadne. Juntos, eles correm para que o inimigo não antecipe seus passos. Mais uma obra de Christopher Nolan, com a incrível produção sonora de Hans Zimmer, A origem vai te fazer refletir sobre o universo onírico e suas diversas camadas. Além de possuir um final de cair o queixo!

 

  • Aniquilação (2018)

O marido de Lena desaparece enquanto explorava uma misteriosa zona em quarentena pelo governo. Ela resolve se juntar à equipe encarregada de entrar na mesma área. 

Este filme muito foi comparado a franquia Alien, devido a sua estrutura um pouco mais fantasiosa, traz diversos questionamentos sobre tempo, espaço e humanidade. Na data de publicação deste artigo, o filme pertence ao catálogo da netflix. Dirigido por Alex Garland, dua duração é de 2 horas. 

 

  • Gravidade (2013)

Dra. Ryan Stone e o astronauta Matt Kowalsky trabalham juntos para sobreviver depois que um acidente os deixa completamente à deriva no espaço, sem ligação com a Terra e sem esperança de resgate.

Alfonso Cuarón aparece aqui novamente com talvez um dos filmes mais intrigantes de ficção científica em toda sua carreira. Com várias alusões a passagens bíblicas e viagens intergalácticas.

 

  • Metropolis (1927)

A cidade de Metrópolis é dividida em duas: de um lado estão os operários, vivendo na miséria e explorados por máquinas. Do outro, estão os políticos, que desfrutam de um jardim idílico. Uma história de amor surge entre os dois extremos da cidade. A direção é de Fritz Lang e sua duração é de 2h33min. Metropolis é considerado a gênese da ficção científica no cinema. 

 

  • 2001 Uma odisséia no espaço (1968)

Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

Este filme de Stanley Kubrick entrou para a história como um dos melhores filmes de ficção científica já feitos. Sua repercussão foi tão grande que conspiracionistas acusaram Kubrick de produzir o vídeo da NASA no qual astronautas fazem o primeiro contato da humanidade com solo lunar. A duração é de 2h44min.

 

E aí, bora embarcar nessas aventuras além do espaço e do tempo?

 

Rush Video – Ideias em Movimento.