Que a DJI domina o mercado mundial de drones não é novidade para ninguém, com 70% de domínio no mercado mundial,  eles são responsáveis pela fabricação dos mais variados produtos que vão desde drones mais básicos e de entrada até grandes drones capazes de suportar câmeras de cinema. Mas este ano a DJI que já estava de olho há algum tempo em expandir novos horizontes decidiu entrar no segmento de drones FPV, com uma proposta inovadora e diferente de tudo que já foi lançado pela empresa até então. Confira o vídeo de lançamento:

 

 

Mas o que é FPV?

Em uma visão literal, FPV nada mais é do que a sigla para First Person View ou Visão em Primeira Pessoa (VPP). Sua principal diferença dos drones mais comuns no mercado, os RPV (Remote Piloted Vehicle) é a forma de pilotagem. Enquanto nos mais tradicionais o visor da câmera do drone fica junto ao rádio, assim como todos os seus controles, no FPV o piloto teria a mesma “visão” do drone, através de óculos e outros dispositivos de exibição, a sensação é de que o próprio piloto está voando junto com o drone.

 

DJI FPV

Dentre as mais diversas características, o que mais chama a atenção neste novo drone é o seu design inusitado, uma vez que no mercado de drones FPV como são montados de maneira modular e a fim de buscar maior aerodinamismo e leveza. Aqui encontramos um drone com o corpo robusto e até mesmo um pouco “pesado” para drones do segmento, assim como não há uma estrutura modular e praticamente não possibilita grandes mudanças em sua estrutura, justamente devido a proposta de ser um drone FPV de imagens cinemáticas, onde seu foco não seria corridas ou manobras de extremo risco. 

Ele ainda conta com sensores e leds espalhados por todo seu corpo, sensores esses que são desligados quando o usuário entra em modo manual ou sport. 

 

Principais especificações

– Gravação de vídeos em resolução 4K 60FPS e 1080p 120FPS

– Estabilização digital RockSteady

– Bitrate de 120Mbps

– FOV (Field of view / cambo de visão) de 150º graus

– Distância de controle de até 10Km e tecnologia de conexão OcuSync 3.0

– Bateria de 22.2v, 2.000mAh com 6 células

– Autonomia de voo de até 20 minutos (sem vento com velocidade de 40Km/h)

– GPS com função Return to Home

– Gimbal com sistema de 2 eixos

– Modos de voo normal, sport e manual

– Controle com botão de estabilização de voo

 

Alguns outros anúncios

A DJI não perdeu tempo e anunciou vários updates para seus dispositivos já lançados assim como novas formas de imersão no universo do FPV. São eles:

 

DJI GOGGLES V2

Os novos “óculos” de FPV da empresa que foram anunciados com as seguintes características:

– Transmissão em 810P 60FPS em modo de alta qualidade ou 120FPS em modo de baixa latência

– Os vídeos podem ser gravados em um cartão no controle em resolução 1080P 120FPS

– Transmissão em frequência dupla, 2.4GHz e 5.8GHz

– Tecnologia de conexão OcuSync 3.0

– Suporte a conexão com smartphone/tablet para transmissão da captura da câmera

DJI REMOTE CONTROLLER V2

O Goggles V2 sofreu pequenas alterações sobre a versão que vem com o FPV System, já o controle mudou bastante. O Remote Controller V2 ficou bem menor, muito parecido com um controle de videogame. Ele traz características tradicionais de controles da DJI, como sticks removíveis – aliás, o stick esquerdo vem por padrão centralizado, mas normalmente esse stick não tem essa funcionalidade em um controle de drone FPV, ele fica literalmente “dançando solto”. A DJI adicionou um sistema que permite deixar ele “centralizado” para voos em modo normal e sport, mas podendo ser liberado para o modo manual. Outro detalhe característico de controles de drones FPV também está presente nele: uma presilha para uma alça a fim de manter ele parcialmente preso.

 

Dentre outros anúncios estão o Motion Controller, que permite que o usuário controle o dispositivo através de movimentos, não só com o movimento dos stickers e o DJI Virtual Flight, que trás a proposta de um treinamento virtual pré voo para futuros pilotos.

 

O preço sugerido no Brasil na data de hoje (04/03/2021) é de R $16.000,00.

 

Rush Video – Ideias em Movimento.