Quando o assunto é marketing digital, não basta apenas produzir um vídeo de qualidade, com um bom roteiro, excelente trilha e vários recursos visuais. O sucesso também vai depender das estratégias de hospedagem e compartilhamento e neste quesito a escolha da plataforma onde seu material será alocado merece atenção especial. O mercado oferece diversas opções, cada uma delas com uma variedade de recursos e características específicas. Há serviços gratuitos e alguns pagos, cada um com suas vantagens e desvantagens. São detalhes que combinados vão ajudar a ampliar o alcance e alavancar a audiência e o engajamento da sua audiência.

Por que vídeos são tão importantes?
É difícil falar em vídeo, sobretudo quando a pauta são as estratégias de marketing digital de uma empresa, sem associar a sua produção a um processo caro e complexo. A produção de um vídeo eficiente e de qualidade, de fato, é um trabalho que compreende várias etapas, com diferentes profissionais envolvidos. Por isso, o recomendável é entregar a missão a quem entende do assunto. A Rush Vídeo, localizada em Campinas, interior de São Paulo, tem três décadas de experiência na produção dos mais diversos tipos de conteúdo, inclusive para empresas e instituições. de grande porte, como a Fiocruz, Correios, Unilever e Fitesa. Com uma equipe composta por profissionais experientes, a Rush tem a solução exata para cada tipo de demanda, independente do ramo ou porte do cliente.

Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre a relevância dos conteúdos audiovisuais, saiba que eu uma pesquisa realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelou que mais de 74% dos internautas assistiram a programas, filmes, vídeos ou séries online em 2019. O sucesso dos vídeos ocorre porque são mais atraentes e dinâmicos que um conteúdo em texto, por exemplo; fáceis de consumir, pois podem ser acessados por diferentes players, como smartphones, computadores, tablets e até smart TVs, a qualquer hora, de qualquer lugar e ainda facilitam a compreensão, pois traduzem em imagens, ilustrações e animações até mesmo os conceitos mais abstratos. Em se tratando de conteúdo audiovisual, o céu é o limite. É possível dar vazão a criatividade, entretendo e informando, simultaneamente, a audiência. Por isso, os vídeos são hoje imprescindíveis em qualquer estratégia de marketing, sobretudo digital.

Quais são as melhores plataformas de vídeo?
O mercado oferece inúmeras opções e a escolho deve estar pautada, principalmente, no tipo de conteúdo e no público que se pretende atingir. Veja abaixo algumas das opções disponíveis.

YouTube
Além de ser a mais popular plataforma de vídeo, é também é a segunda maior ferramenta de busca na internet. É intuitiva e, portanto, fácil de usar. Outros atrativos são o fato de ser gratuita, ter como foco a audiência e permitir que os vídeos sejam facilmente incorporados a sites e blogs.

Mas existem alguns inconvenientes. Um deles é a profusão de anúncios, sempre relacionados aos hábitos de consumo e as buscas realizadas pelo usuário. Isso quer dizer que ao assistir o seu vídeo, o consumidor pode se deparar com o anúncio de um concorrente. Para reter o usuário, a plataforma também recomenda outros títulos relacionados ao tema, o que pode acabar sendo uma distração para o seu consumidor e, de novo, levá-lo a conteúdos da concorrência.

O Youtube não oferece uma análise de dados muito avançada, o que pode dificultar a definição das estratégias por parte das empresas. Por fim, vale lembrar que qualquer um pode acessar o conteúdo hospedado na plataforma e até fazer download.

Brightcove
É uma plataforma eficiente, que possibilita transmissão ao vivo, tagueamento e compartilhamento. Permite integração com softwares de automação de marketing e CRMs, sendo possível adicionar um dispositivo de reprodução ao site institucional ou no perfil das redes sociais. O ponto fraco é a ausência de ferramentas de análise de dados.

IBM Watson
É uma plataforma voltada para o mercado corporativo, sendo excelente para geração de leads, distribuição, SEO, publicidade, transmissões ao vivo e edição de vídeo. É uma solução poderosa em se tratando de segurança, proteção de senha e restrição aos downloads. Contudo, a interface com o usuário é complexa e menos amigável que suas concorrentes.

Vidyard
Esta plataforma é focada nas necessidades das empresas, sendo muito mais que um armazém virtual. Além da hospedagem e do gerenciamento de vídeo, ela ajuda as empresas a se conectarem com mais espectadores por meio de experiências de vídeo interativas e personalizadas. É perfeita para as corporações que estão buscando fortalecer a sua estratégia de marketing. A navegação é simples, oferece insights robustos e integração com softwares de marketing, como CRMs. A plataforma oferece análise de dados em tempo real, monitorando a performance do seu material, localização do espectador e retorno sobre o investimento. Também disponibiliza teste A/B, que consiste em dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a atual e uma “desafiante”, com modificações. Depois, mede-se qual das versões apresenta maior taxa de conversão. O suporte de qualidade é outro ponto positivo. Entre as desvantagens estão: versão gratuita limitada e com poucas ferramentas de edição. O compartilhamento de conteúdo é um pouco mais trabalhoso e para obter informações sobre um upgrade é preciso entrar em contato com a plataforma.

Vimeo
Mais antiga que o Youtube, esta é também uma plataforma de hospedagem que mostra vídeos publicamente, permitindo o compartilhamento de conteúdo ao vivo. Uma vantagem sobre seu concorrente é que não possui a mesma profusão de anúncios. Disponibiliza um painel de controle com dados e relatórios para análise. Entre os pontos negativos está o suporte ao cliente, que deixa a desejar e a ausência de ferramentas de edição. A versão gratuita tem limite de envio semanal.

Wistia
É mais uma opção de plataforma de vídeo específica para empresas, o que garante a exibição do conteúdo somente para o público de interesse. A versão gratuita oferece acesso a um número ilimitado de usuário, restrição na largura de banda e nos envios mensais, além da presença da marca do Wistia que aparecerá em todos os vídeos, o que não é interessante sob o ponto de vista estratégico. A exemplo da maioria de suas concorrentes, oferece ferramentas úteis de análise de dados, incluindo taxas de engajamento, mapas de calor, taxas de reprodução e teste A/B.

Rush Video – Ideias em Movimento.