Não importa qual a finalidade, se é para criar uma videoaula, uma apresentação, um institucional ou para compartilhar nas redes sociais, aplicativos de mensagens ou no YouTube, para garantir uma boa edição de vídeo existem ferramentas que, além de facilitar o processo, conseguem agregar uma série de efeitos e assim assegurar um acabamento profissional. Hoje, o mercado contempla inúmeras opções de softwares, dos gratuitos às versões pagas. Neste artigo, a Rush, produtora de conteúdo audiovisual, há quase 30 anos no mercado, separou uma lista com algumas indicações para edições em notebook ou desktop. São programas que atendem às demandas de iniciantes até produções profissionais.
E aqui vai a primeira dica, a escolha do editor ideal não deve considerar apenas a qualidade do software. Também é preciso ponderar quais são as reais necessidades em termos de edição e até a familiaridade de que vai editar com os diversos tipos de programas. Se a pretensão for compor um material mais básico, não é necessário recorrer a softwares complexos, com funções avançadas, assim como um programa básico, não vai atender às necessidades de edição de um material mais refinado.
Adobe After Effects
É um software muito utilizado, inclusive em grandes produções, da televisão e cinema, pois permite a manipulação de cenas, com a retirada e inserção de objetos, além de executar animações e motion graphics. Tem uma interface simples e permite integração com outros aplicativos da Adobe, porém é uma ferramenta paga, que exige conhecimento profissional e pode apresentar lentidão dependendo do hardware utilizado.
DaVinci Resolve
Trata-se de um programa profissional para edição de vídeos, correção de cores e pós-produção, com recursos para efeitos especiais e edição de áudio. A versão gratuita deixa de lado opções mais avançadas de filtros e efeitos, edição de vídeos 3D e trabalho colaborativo. Possui versões para Windows, Mac e Linux, além de compatibilidade com projetos do Final Cut Pro, Adobe Premiere e Avid Media Composer. É um programa bastante completo, sendo inclusive usado para a edição de programas de TV americanos e filmes de Hollywood. Como é um software avançado, requer um hardware mais potente para não travar.
HitFilm Express
Este programa tem versões disponíveis para Windows e Mac e oferece diversos efeitos especiais e compatibilidade com os principais formatos de arquivo (incluindo os gravados no celular). Traz ainda alguns tutoriais inspirados em superproduções do cinema [https://fxhome.com/hitfilm-express/assemble]. Porém, para fazer download dos vídeos é preciso compartilhar uma publicação nas redes sociais e os formatos de exportação são limitados.
iMovie
Este é outro programa muito popular entre os usuários da Apple, sendo considerado o editor de vídeos oficial para Macs, contando com versões para iPad e iPhone. Uma de suas vantagens é permitir que a mesma edição seja feita alternando os dispositivos, assim é possível, por exemplo, começar no iPhone e concluir no Mac, após transferir o projeto por meio do iCloud ou AirDrop. Também apresenta uma interface bem intuitiva, o que facilita a vida dos iniciantes. Permite criar projetos com resolução de até 4K e adicionar trilhas e efeitos sonoros já disponibilizados pelo software, gravar narrações, criar títulos animados e até mesmo inserir créditos finais. Além disso, é totalmente gratuito. Porém, só roda nos dispositivos da Apple e não permite importar arquivos no formato MP4. Também não é ideal para trabalhos que precisam de recursos muito avançados.
Final Cut Pro X
O Final Cut Pro X é um programa destinado aos usuários de Mac, da Apple. Porém, é um software profissional indicado para quem já tem algum conhecimento sobre edição. A rapidez de sua renderização é uma de suas grandes vantagens, apesar deste aspecto estar diretamente relacionado ao hardware utilizado. Também não exige aplicativos de suporte, sendo possível editar no modo offline. Além disso, apresenta efeitos e gráficos em tempo real. Entre as desvantagens está o fato de não ser compatível com o sistema Windows, não ter versão em português e ser pago.
Lightworks
É outro editor de nível profissional, que está no mercado há mais de 25 anos. Foi utilizado em filmes de Hollywood como “O Lobo de Wall Street”, “Pulp Fiction”, “O Discurso do Rei”, entre outros. Possui versões para Windows, Mac e Linux, todos com o mesmo nível de recursos. A tela de edição segue o padrão da concorrência, com uma linha do tempo para edições não-lineares. Conta com uma série de tutoriais para iniciantes.
Movie Maker Online
Opção para quem não deseja instalar um software no computador, esta é uma solução interessante, já que funciona direto no navegador de internet. Outro diferencial é que não inclui uma marca d’água no vídeo criado. Entretanto, a página exibe muitos anúncios e os arquivos gerados são limitados a 10 minutos.
Premiere Pro CC
Muito utilizado comercialmente, é o programa de edição de vídeos profissional do pacote Adobe. É compatível com o sistema iOS e Windows e com vários aplicativos gráficos, como o After Effects.
O programa oferece várias versões, como o Premiere Elements 15, que é mais acessível para iniciantes, diferente do Premiere Pro CC, um editor de vídeos mais profissional. É um programa pago, que possui uma grande quantidade de efeitos.
Shotcut
Programa de código aberto e multiplataforma, sendo compatível com Linux, Windows e Mac. É intuitivo e conta com uma interface bem simples. É gratuito e compatível com vários formatos de arquivos de vídeos, como .mov, .mpeg, .avi, .mp4, dentre outros, por isso pode ser utilizado também como conversor. A desvantagem é que não tem muitas opções de efeitos, sendo um software pesado.
Vegas Pro
Anteriormente batizado de Sony Vegas, foi inicialmente desenvolvido como um editor de áudio. Trata-se de software pago, com um banco próprio de trilhas e áudios royalties free. Possui um efeito avançado que permite corrigir defeitos localizados, ao invés de corrigir cada cena individualmente.
VideoPad
Para quem não precisa de um software profissional, esta é uma excelente opção, contando com mais de 50 efeitos e transições, com modelos de fácil aplicação. Além disso, permite a exportação para o YouTube e a geração de arquivos em 4K, com recursos para vídeos 3D e 360 graus. Permite a edição de áudio e conta com uma ferramenta especial para reduzir as tremidas em vídeos gravados com o celular.
Windows Movie Make
Bastante popular, este programa é um dos mais conhecidos para uso em desktop. É uma ferramenta gratuita, intuitiva e fácil de usar, permitindo a edição desde vídeos caseiros até projetos mais complexos e profissionais. É compatível apenas com o sistema operacional Windows e já vem instalado na maioria das versões, sendo incompatível com as mais recentes. Oferece mais de 130 tipos de efeitos. Usuários reclamam de travamentos frequentes, por isso é recomendável ir salvando o projeto com frequência.
Rush Vídeo – Ideias em movimento.