Watchmen
Quando um de seus antigos colegas é assassinado, o vigilante mascarado Rorschach descobre um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente. À medida que ele se reconecta com sua antiga legião de combate ao crime, um grupo desorganizado de super-heróis aposentados, dentre os quais somente um possui verdadeiros poderes, Rorschach vislumbra uma ampla e perturbadora conspiração que está ligada ao passado deles e a catastróficas consequências para o futuro.
O filme é dirigido por Zack Snyder e baseia-se na Graphic Novel de Alan Moore e David Gibbons. Dentre as mudanças que o diretor escolheu fazer na adaptação de 2009 estão:
- No filme, não há menção alguma de tecnologias avançadas. Muito pelo contrário, a conspiração de Ozymandias reside em enganar Dr. Manhattan a fim de construir uma revolucionária fonte de energia
- No filme Watchmen, o super-herói aposentado Hollis Mason relembra que os primeiros vigilantes eram policiais que tinham a intenção de buscar justiça por meio do trabalho de vigilante. Isso é uma invenção por parte de Snyder, sem qualquer base na continuidade estabelecida por Alan Moore.
- Tornando Dr. Manhattan o centro do esquema de Ozymandias, significa que o filme não conta com uma ilha repleta de cientistas desaparecidos, artistas e físicos… ou um gigante, cefalópode interestelar que eles criaram. Apesar dos fãs terem lamentado alguns dos detalhes desse molusco enorme, outros compreenderam a visão que Snyder teve para aquele mundo.
The Boys
The Boys se passa em um universo onde indivíduos superpoderosos são reconhecidos como heróis pelo público em geral e pertencem à poderosa corporação Vought International, que os comercializa e monetiza. Fora de suas personas heróicas, a maioria é arrogante e corrupta.
Assim como Watchmen, The Boys baseia-se em uma história em quadrinhos, e obviamente algumas adaptações precisaram ser feitas para a televisão. São algumas delas:
- Mas tudo tem limites! Nas HQs, algumas situações são tão pesadas e gráficas que simplesmente não puderam ir para o resultado final na série. Um exemplo disso é em relação à Luz-Estrela, que no episódio é assediada por Profundo, que a mostra seu órgão genital.
- Muitos gêneros foram trocados das HQs para a série, apenas para encaixar melhor a história nos nossos tempos atuais. Madelyn Stillwell, por exemplo, é um homem carrancudo e cruel chamado James nas HQs. A sua mudança foi muito bem-vinda, especialmente pela adição da trama de Capitão Pátria que tem uma relação esquisita com ela.
O Cavaleiro das trevas
Com a ajuda de Jim Gordon e Harvey Dent, Batman tem mantido a ordem na cidade de Gotham. Mas um jovem e anárquico criminoso conhecido como Coringa ganha força e decide instaurar um verdadeiro caos na cidade. O justiceiro será testado psicologicamente e fisicamente como nunca fora antes em um confronto bastante pessoal. Cabe a Batman encontrar uma maneira de deter o sádico vilão antes que mais vidas sejam perdidas.
Mais uma vez temos um filme que surgiu a partir de um clássico dos quadrinhos da seguinte sinopse:
“Em Batman – O Cavaleiro das Trevas, Bruce Wayne, aos 55 anos, está aposentado e tenta levar o que mais se aproxima de uma vida comum, mas a onda de crimes em Gotham City não deixa. Inconformado, ele passa a impedir um crime aqui e outro ali, sempre em meio às trevas”.
Hancock
Hancock, um super-herói desajeitado, protege os cidadãos de Los Angeles mas causa danos colaterais a cada ato heroico que realiza. Hancock não se importa com o que as pessoas pensam. Entretanto, após salvar a vida de um executivo, ele conhece a bela esposa dele e descobre que, apesar de tudo, é um homem sensível.
Kick Ass
Usando sua paixão por histórias em quadrinhos, o adolescente Dave Lizewski decide se reinventar como super-herói, apesar da total falta de poderes especiais. O adolescente arruma uma fantasia, batiza-se de “Kick-Ass” e começa a combater o crime com a ajuda de amigos justiceiros. Kick-Ass foi dirigido por Matthew Vaughn e Jeff Wadlow.
E você, gosta de quadrinhos? É interessante perceber como diferentes meios de comunicação podem se interseccionar e gerar conteúdos incríveis, sejam eles no cinema ou em qualquer outra mídia.
Histórias que marcaram a infância de muitas pessoas que podem trazer reflexões até mesmo no contexto atual.
Rush Video – Ideias em movimento.