O filme “Meninas”, do roteirista e diretor campineiro, Hamilton Rosa Jr, é uma produção independente que conta a emocionante trajetória de cinco mulheres na faixa dos 60 anos (as atrizes Inês Fabiana, Stella Vilela, Rosana Brandão, Elizinha Ferraz e Mila Cassiano). Juntas, elas buscam curtir a vida e encarar o envelhecimento com leveza e alegria. Porém, a pandemia e o confinamento vão, gradativamente, provocando mudanças no comportamento das amigas. Diante de uma nova realidade, elas improvisam novos encontros, mas acabam descobrindo que suas reuniões nunca mais serão como antes. A aflição da reclusão, o distanciamento social, a impotência de lidar com um inimigo microscópico e invisível e o luto são temas que permeiam a trama.
CINEMA INDEPENDENTE: CONHEÇA OS DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO DO CURTA-METRAGEM “MENINAS”
DESAFIOS
O diretor Hamilton Rosa Júnior explica que, inicialmente, o filme não foi planejado para tratar da pandemia. “Era uma comédia sobre cinco senhoras festeiras e bem-humoradas vivendo numa espécie de loucura dos livres”, explica. Porém, no meio das filmagens aconteceu o lockdown e projeto precisou ser repensado. “Foi um período difícil, confuso pra todo mundo”, afirma. E quando a equipe pôde finalmente se reencontrar presencialmente, todos estavam mudados. “Parecíamos outras pessoas, cada qual se mantendo friamente no seu quadrado, com seu álcool gel e sua máscara. Foi uma experiência esquisita. A gente estava se comportando como peças de um tabuleiro”, afirma. Contudo, esse reencontro cheio de limites, visando preservar a saúde e bem-estar de todos, foi perfeito para o cineasta alinhar as ideias e concluir o roteiro.
TRABALHO EM EQUIPE
De acordo com Hamilton, contribuiu muito para o êxito do filme, a fotografia e direção de arte de Helen Quintans (fotógrafa superpremiada pelo filme “Antônia”, de Flavio Carnielli). “Para “Meninas”, a Helen fez um trabalho meticuloso de composição, dividido em duas partes: na primeira, pré-pandemia, uma explosão de cores quentes. Na segunda parte, com o isolamento, o registro passa para os contrastes mais fortes e closes intimistas. Outro detalhe que chama a atenção, são as cores dos figurinos das personagens. Cada uma delas tem seus humores representados por uma cor. O olhar de Helen imprime uma marca visual incomum para todas essas cenas de isolamento social”, afirma o diretor
Hamilton também ressalta o talento da compositora Karla Maturana, que assina a trilha sonora e a mixagem de som. “Sempre que posso, gosto de me cercar da singularidade feminina. Existe uma subjetividade no feminino muito peculiar. As mulheres são mais meticulosas, se valem mais da intuição e é absurdo, mas nós homens, historicamente só estarmos aprendendo a entendê-las agora, depois de séculos de opressão de uma sociedade predominantemente masculina. Muito da delicadeza desse filme também se deve a assistência de direção de Jaqueline Ramirez, uma expoente da cultura drag queen. O fazer drag está relacionado com uma expressão super elaborada, ao envolver as artes. E a Jaque é muito criativa, versátil e inteligente”, explica o cineasta.
O produtor do curta, Flavio Carnielli, conta que o filme é um relato fictício, mas a formação de Hamilton é jornalística e, portanto, a câmera, nas muitas externas, esteve sempre aberta para documentar a realidade à volta. “Então, talvez, observa Carnielli, “o filme ofereça algumas revelações que não foram planejadas, mas que a natureza nos trouxe”.
CIRCUITO EXIBIDOR
A première de “Meninas” aconteceu em Campinas, no final de julho, e arrancou aplausos entusiasmados do público. “Agora queremos ver ele correndo por aí, livre e solto, como uma criança, acrescenta Carnielli. De acordo com Hamilton, “Meninas” é um filme intimista, feito de uma forma muito intuitiva, rodado em Campinas, uma cidade do interior. “Por isso, achamos que o caminho viável são os festivais, os circuitos alternativos em outras cidades e a exibição em escolas”, conclui o cineasta.
Quem tiver interesse em conferir este e outros trabalhos do cineasta pode buscar informações em suas redes sociais: @rosajr.hamilton (Instagram) e @hamiltonrosajr. (Facebook)
Trailer: https://m.youtube.com/watch?v=O3Syr01ajqM&feature=youtu.be
Rush Video – Ideias em movimento.