Recentemente a Netflix anunciou que estaria produzindo uma série totalmente inédita baseada nas histórias do folclore nacional. E ela finalmente saiu. Cidade Invisível (como foi batizada), vem sendo um sucesso não só em terras tupiniquins como ao redor do mundo, ficando no TOP 10 séries mais assistidas em mais de 60 países. 

“Em Cidade Invisível, um mundo subterrâneo é habitado por criaturas míticas evoluídas de uma linhagem profunda do folclore brasileiro. Em um período conturbado, o detetive Eric (Marco Pigossi) se encontra preso em uma investigação de assassinato que o coloca no meio de uma batalha entre esses dois mundos.” – Sinopse Oficial.

Confira o trailer:

 

O projeto foi encabeçado por Carlos Saldanha, que dirigiu animações de sucesso como Rio (2011) e A Era do Gelo (2002). Ao tomarem conhecimento disso, muitos veículos de comunicação e os próprios espectadores associaram isso ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, acreditando que nos seria entregue uma visão mais infantilizada da nossa cultura. Pois é, é aí que se enganam, Cidade Invisível flerta até mesmo com o horror em determinados momentos.

 

Veja na íntegra a entrevista que o diretor concedeu ao blog Omelete:

 

 

Alguns dos personagens que compõem a série

 

Cuca

A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma bruxa que rapta crianças e que pode ter a forma de uma velha ou de uma feiticeira com cabeça de jacaré.

 

Saci Pererê

Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro e faz menção a um menino travesso que possui uma perna apenas, mora nas florestas e comete diversas travessuras contra viajantes e moradores das zonas rurais.

 

Iara

A Iara é uma sereia que, sendo conhecida por sua grande beleza, voz encantadora e riquezas, é parte mulher e parte peixe e é famosa por seduzir homens que estão nas margens dos rios, levando-os para debaixo d’água.

 

Boto cor-de-rosa

Reza a lenda que o boto cor-de-rosa, animal inteligente e semelhante ao golfinho que vive nas águas amazônicas, se transforma num jovem belo e elegante nas noites de lua cheia. Dono de um estilo comunicativo, galã e conquistador, o boto escolhe a moça solteira mais bonita da festa e a leva para o fundo do rio. Lá a engravida e depois a abandona.

 

Curupira

O Curupira é um personagem descrito como um anão forte e ágil de cabelos ruivos que possui os pés virados para trás.Assim, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária. A lenda afirma que o Curupira vive na mata fazendo travessuras, sendo considerado o protetor das florestas.

Lobisomem

Lobisomem é uma criatura folclórica que está presente no folclore brasileiro, embora seu surgimento remeta à Europa. É conhecido por ser um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia e sai em busca de vítimas para poder alimentar-se do sangue delas, ou simplesmente matá-las. Essa lenda é conhecida mundialmente, e aqui no Brasil existem inúmeras variações regionais dela.

 

Neste artigo, iremos omitir quais atores e atrizes interpretaram determinados papéis a fim de evitar spoilers.

A Netflix tem investido de forma sólida em séries e filmes nacionais em diversos países, fazendo com que sua plataforma fique cada vez melhor estabelecida ao redor do mundo. Outra série nacional recente que teve bastante repercussão foi Bom dia, Verônica, baseada no best seller de mesmo nome escrito por Andrea Killmore, e estrelada por Tati Muller. 

 

E você, tem acompanhado o conteúdo nacional produzido pela Netflix? O que achou dessa adaptação da cultura nacional?

 

Rush Video – Ideias em movimento.