A Walt Disney company é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Ela se estende desde o cinema, com sua animação e filmes em geral, como ao entretenimento via parques de diversão, venda de colecionáveis e royalties de direitos autorais. Mas você sabia que a Disney quase faliu em determinado momento de sua história? Pois é, confira agora algumas das eras dessa grande empresa, e como ela sobreviveu à própria ruína. Veja um resumo dessa grande história descrita por completo no blog Garotas Geeks:

 

1928-1937: Era Pré-Dourada

A Era Pré-Dourada viu Walt Disney se recuperando da perda de Oswald e também preparou o cenário para a Disney como a conhecemos hoje. Em 1928, Walt, em colaboração com Ub Iwerks, criou um novo personagem que ele originalmente nomeou Mortimer Mouse. No entanto, sua esposa não gostou do nome, então ele o renomeou como Mickey, que fez sua primeira aparição em 1928, em uma exibição de teste do curta-metragem chamado Plane Crazy. No entanto, como o filme não conseguiu encontrar um distribuidor, Walt voltou à prancheta e criou o Steamboat Willie, lançado também em 1928. O filme foi um sucesso imediato devido ao fato de ter sido o primeiro desenho animado a apresentar som sincronizado. e estabeleceu o Mickey como mascote da Disney. Depois disso, uma série de desenhos animados do Mickey Mouse foram lançados. Esta série também viu a introdução de muitos personagens básicos da Disney, como Minnie Mouse, Pluto e Pateta. Pato Donald, outro personagem icônico, apareceu pela primeira vez nas Silly Symphonies, uma série de curtas-metragens animados que eram populares pelo uso inovador do Technicolor. Com isso, Walt se recuperou com sucesso das dificuldades da Era do Silêncio e preparou o cenário para a Era de Ouro da Disney.

 

1937-1942: Era de Ouro

A Era de Ouro da Disney começou em 1937, com o lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões. O filme foi o primeiro longa-metragem a usar animação tradicional e foi um sucesso comercial imediato, estabelecendo a Disney como um dos líderes do cinema de animação.

 

Outros filmes lançados durante esse período incluem Pinóquio, Fantasia, Dumbo e Bambi. Embora todos esses filmes se tornassem clássicos, na época de seu lançamento, apenas Branca de Neve e Dumbo eram comercialmente bem-sucedidos. O que representa a Era de Ouro não foi o sucesso comercial desses filmes, mas as tendências que eles criaram em termos de produção. Branca de Neve foi o primeiro baseado em contos de fadas pelos quais a Disney é conhecida e estabeleceu as “Princesas da Disney”. Pinóquio começou o conceito de utilizar a literatura  como base e transformá-la em um filme. Já Bambi, explorou as possibilidades de fazer um filme através dos olhos de um personagem não-humano.

 

Entre esses períodos tivemos a era da guerra, e a era de prata que se encerrou com a morte do magnata Walt Disney.

 

1970-1988: A Era Sombria e a Queda da Disney

A Era Sombria da Disney, também conhecida como Era do Bronze se você for otimista, viu o estúdio Disney se esforçar para encontrar o caminho sem Walt lá para segurar as rédeas. Este foi um momento de tentativa e erro, em que os animadores se esquivaram dos tropos tradicionais de contar histórias vistos na Idade de Ouro e Prata e, em vez disso, mudaram para histórias mais sombrias e mais seculares. Os filmes lançados durante esse período incluem Os Aristogatos, Robin Hood,  ‎Puff – O Ursinho Guloso, Bernardo e Bianca, O Cão e a Raposa, O Caldeirão Mágico (obra de arte injustiçada), O Ratinho Detetive e Oliver e sua Turma.

 

1989-1999: O Renascimento da Disney e o Nascimento dos Millennials

O Renascimento da Disney viu um retorno à narrativa musical de contos de fadas vista na Era de Ouro e Prata, ao mesmo tempo em que expandia muitos dos temas e técnicas introduzidos na Era do Bronze. Os filmes lançados durante esse período incluem A Pequena Sereia, Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus, A Bela e a Fera, Aladdin, O Rei Leão, Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan e Tarzan.

 

A partir do renascimento a Disney tem se reinventado e crescido cada vez mais.

E aí, você fez parte de alguma dessas eras? 

Você pode conferir a história desta grande companhia no artigo do blog garotas geeks clicando aqui.

 

Rush vídeo – ideias em movimento.