Você gosta de produção musical? O processo de criação de uma música é longo e pode levar de dias até anos dependendo dos artistas. Mas uma parte dela, que é feita pelo produtor, é talvez uma das fases mais importantes de toda essa construção. Por isso conheça agora

 

AS MELHORES DAWS DE PRODUÇÃO MUSICAL EM 2022

 

Mas afinal o que é DAW?

De acordo com o site Sparflex:

“Essa é uma sigla para Digital Audio Workstation (“estação de trabalho de áudio digital” em português).

 

Por meio de uma DAW você consegue gravar, editar, mixar e até masterizar áudio digital. E muitas das vezes tudo o que você precisa é de um computador com uma configuração razoável e uma interface de áudio (que você usará para ligar instrumentos e microfone).

 

O fato é que a tecnologia tem revolucionado o modo como as pessoas realizam diferentes processos no seu dia a dia. E isso vem para o áudio também. Foi-se o tempo em que se precisava gastar rios de dinheiro para ensaios em estúdios ou para gravar um CD demo.

 

Com a era da informática e o mundo digital, hoje em dia qualquer um pode produzir suas músicas em casa. E, ainda, gastando pouco ou, às vezes, gastando nada.”

 

FL STUDIO 20

FL Studio (originalmente Fruity Loops Studio) é uma estação de trabalho de áudio digital desenvolvido pela empresa belga Image-Line. Atualmente é um dos softwares mais usados em produções musicais no mundo. Ficando em 4° lugar com 13.63%, Em 2018 foi considerado o melhor DAW do ano pelo IDMA.

 

De acordo com o site oficial:

“O FL Studio é o resultado de mais de  20 anos de desenvolvimento contínuo, para se tornar o caminho mais rápido do seu cérebro para seus alto-falantes. Muitos dos melhores DJs e produtores do mundo começaram baixando o teste do FL Studio, fazendo suas primeiras batidas em um estúdio de quarto. Agora é a sua vez, nosso teste permite que você crie e salve projetos e exporte-os para formatos de áudio como MP3 e WAV, prontos para compartilhar com o mundo.”

 

ABLETON LIVE

Ableton Live é um DAW baseado em loops para Mac OS e Windows pela Ableton. O último grande lançamento do Live, Live 10, foi lançado em 2018. Diferente de outros softwares sequenciadores, Live é desenhado ao redor da noção de ser tanto um instrumento para performances ao vivo como uma ferramenta para compôr e arranjos.

 

O site oficial coloca que:

“Ableton foi fundada em 1999 e lançou a primeira versão do Live em 2001. Nossos produtos são usados ​​por uma comunidade de músicos dedicados, designers de som e artistas de todo o mundo.

A maioria de nós são músicos, produtores e DJs ativos, e muitos de nós usam o Live e o Push todos os dias. Nós viemos de uma ampla gama de origens culturais e profissionais. Alguns de nós têm doutorado, alguns são autodidatas e a maioria de nós está em algum lugar no meio. O que nos conecta é a crença compartilhada de que cada um de nós tem as habilidades e o conhecimento para contribuir com algo grande: ajudar a moldar o futuro da cultura musical.”

 

LOGIC

Logic Pro é um programa de computador, do tipo shareware, de edição de partituras e um DAW para a plataforma Mac OS X. Sendo considerado um dos editores de partitura mais populares para computador.

 

A Apple enfatiza:

“Entre de cabeça na próxima evolução do áudio. Vá além do som estéreo e crie mixagens totalmente imersivas de um jeito simples com Áudio Espacial e as ferramentas integradas do Dolby Atmos. Transforme suas músicas em experiências tridimensionais vibrantes e exporte as faixas para um formato Dolby Atmos, compatível com o Apple Music. Seja em um estúdio de gravação com um equipamento Dolby Atmos e um sistema de alto-falantes ou com um notebook e os AirPods Max, o Logic Pro oferece o fluxo de criação de Áudio Espacial de que você precisa para fazer o monitoramento binaural da sua mixagem de som surround.”

 

PRO TOOLS

Pro Tools é um DAW que integra hardware e software para a produção de áudio. O sistema é muito utilizado também na pós-produção e na dublagem de filmes e programas de TV. O software é produzido pela Digidesign, uma divisão da Avid.

 

O site adiciona:

“Obtenha tudo o que você precisa para criar batidas, escrever músicas, gravar vocais e instrumentos e mixar músicas com qualidade de estúdio prontas para serem ouvidas nas plataformas de streaming mais populares do mundo. O Pro Tools torna a criação de música rápida e fluida, fornecendo o conjunto de ferramentas e plugins vencedores do GRAMMY® que os profissionais usam para criar suas músicas e álbuns favoritos.”

 

Você que é músico já utilizou alguma dessas ferramentas? Conta pra gente!

 

Rush Video – Ideias em Movimento