Todos sabem que a pandemia balançou a economia mundial, inclusive a do audiovisual. Mas mesmo assim ela não parou. Confira agora algumas das maiores bilheterias durante a pandemia:
Halloween Kills
O filme que é uma das principais apostas cinematográficas de horror lançadas na pandemia já liderou as bilheterias dos Estados Unidos é o Halloween Kills – penúltimo filme da franquia Halloween. Com 50,3 milhões de dólares arrecadados, o filme tem se mostrado um desempenho acima das expectativas, representando dois recordes do período da pandemia. Estamos falando da maior estreia de horror do momento, desde fevereiro de 2020, e a maior bilheteria para um filme de lançamento simultâneo nos cinemas e em streaming sem custo extra. A produção foi disponibilizada na plataforma americana Peacock, que é uma das principais concorrentes da Netflix nos Estados Unidos.
Um Lugar Silencioso II
O suspense foi o primeiro filme da era pandêmica a ultrapassar 100 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas. Durante apenas um fim de semana, o filme gerou 47 milhões de dólares nos EUA e outros 80 milhões internacionalmente. O primeiro filme foi considerado um dos mais significativos do gênero de terror da última década, além de ganhar aclamação da crítica e ser um enorme sucesso com o público – que é maior de idade e possui independência financeira para prestigiar o filme nas grandes telas.
Cruella
Ainda que não tenha alcançado o mesmo tipo de números que Um Lugar Silencioso II, Cruella teve um fim de semana de destaque com 22 milhões de dólares arrecadados nos primeiros três dias de sessão nos cinemas norte-americanos. Apesar do live-action ter sido um sucesso, o potencial de arrecadação foi freado por uma série de fatores, incluindo a nova escolha da Disney de lançamento híbrido – nos cinemas e plataforma de streaming Disney+ (inicialmente exclusivo ao Premier Access). Principalmente por conta deste fator, os pais optam por não expor seus filhos ao COVID-19, fazendo com que eles assistam ao filme em suas próprias poltronas. Desta forma, a popularidade do filme deve ser medida diretamente através da plataforma de streaming.
Godzilla vs. Kong
Desde sua estreia, o filme Godzilla vs. Koong arrecadou 390 milhões de dólares mundialmente, permanecendo em primeiro lugar nas bilheterias em diversos países. É importante destacar que o filme estreou simultaneamente no HBO Max, plataforma de streaming da Warner, dividindo o público entre as telonas e os sofás de casa. Os números atualizados, contudo, não foram divulgados pelo HBO Max. De qualquer forma, é inegável o sucesso do longa-metragem e continuações do Universo de Monstros já estão sendo pautadas. Fora dos Estados Unidos, as maiores bilheterias após a chinesa foram a australiana, com 19,1 milhões de dólares, mexicana, com 17,3 milhões de dólares e a taiwanesa, com 12,1 milhões de dólares. Mundialmente, o IMAX também contribuiu para os números de Godzilla vs Kong. Segundo o THR, foram arrecadados 28,4 milhões de dólares nessa configuação, que consiste em 9% de toda a bilheteria do filme.
Hi, Mom
É atualmente o filme que carrega o título de mais lucrativo de 2021 (até setembro). O longa também quebrou recordes como a segunda maior bilheteria de um filme de linguagem não-inglesa da história e como o filme mais lucrativo dirigido por uma mulher. Hi, Mom estreou em 4 de abril na China, o maior mercado interno, já que o país tem 1,4 bilhão de habitantes, pouco menos de 20% da população mundial. Ele é o primeiro trabalho de direção da atriz e comediante Jia Ling. Em cerca de dois meses no cinema, Hi, Mom, somou 5,4 bilhões de yuans, o equivalente a 822 milhões de dólares, ou 4,38 bilhões de reais na conversão atual, somente dentro do gigante asiático. Hi, Mom é uma comédia de longa metragem que acompanha a história de uma mulher que viaja no tempo e se torna amiga da própria mãe, tentando melhorar sua vida.
E aí você já assistiu algum desses filmes? Qual o seu favorito?
Rush Video – Ideias em Movimento.