Os motion graphics estão presentes em grande parte dos vídeos de promoção e divulgação de grandes empresas, eles são uma ferramenta única e potente de comunicação, que podem elevar e impulsionar seus vídeos a outro nível. Mas afinal, o que são os motion graphics?

 

De acordo com o blog Nei Patel “Motion graphics é um recurso que dá vida ao design gráfico por meio da animação, utilizando uma linguagem que mescla conceitos de design e cinema. É uma forma de fazer com que círculos, linhas, textos, ícones e outros recursos gráficos se movam na tela para contar uma narrativa.”

 

O livro Motion Graphics: principles and practices from the ground up (Bloomsbury Publishing, 2017), de Ian Crook e Peter Beare nos traz a ideia de que o motion graphics engloba movimento, rotação ou dimensionamento de imagens, vídeo e texto no decorrer de uma peça audiovisual e que geralmente são acompanhados por efeitos .

Muito provavelmente você já viu vários conteúdos em motion graphics sem nem mesmo saber disso ou ter de fato notado. Desenhos animados, cinema e videoclipes costumam ser repletos desse tipo de recurso.

Mas ele também pode estar presente em vídeos explicativos e institucionais, tutoriais, treinamentos, propagandas e infográficos animados. Eles são hoje um recurso eficiente para o marketing, atuando como mais uma forma de as marcas se conectarem com os clientes e impulsionarem seus produtos e/ou serviços. Em poucas palavras podemos dizer que consumimos motion graphics o tempo todo.

Os motion graphics se fazem um formato excepcional quando o objetivo é explicar um conceito e transmitir informações, de uma maneira mais ilustrativa e fixando a atenção do espectador.

Ainda de acordo com o blog NeiPatel:

“Os autores também destacam que o objetivo principal desse formato é adicionar significado a uma outra coisa.“Pode ser envolvente e divertido, mas em primeiro lugar é informativo”, ressaltam. Já a popularidade desse recurso também está diretamente relacionada a uma tendência de consumo na era digital: os vídeos. De acordo com a Cisco, 69% de todo o tráfego global de internet entre os consumidores foi ocupado por vídeos em 2017. E deve chegar a 82% em 2021. Mas existe uma outra vantagem proporcionada pelo motion graphics. Ele geralmente é uma alternativa mais barata em relação a outros tipos de produção de vídeo, o que é um fator central para quem precisa fazer marketing com orçamento reduzido.

E não pense que esse é um recurso novo.

O surgimento do motion graphics foi influenciado por técnicas de stop motion, que já eram utilizadas no século 19 no cinema pelo francês George Meliés. E aí, o que aconteceu foi uma evolução das técnicas a partir de diversos profissionais da área e artistas, principalmente com o uso de novos softwares, até chegar ao motion graphics que conhecemos hoje.”

A Rush utiliza dessa técnica em muitos dos trabalhos, você pode conferir aqui mesmo no site, ou ainda no nosso instagram @rushvideocampinas. 

Utilize dessa ferramenta principalmente para vídeos focados em promoção de produtos e serviços ou vídeos educacionais para atingir o máximo de seu potencial.

Alguns dos filmes nos quais você pode encontrar Motion Graphics são: 007 Cassino Royale (2006), Acordar para a vida (2001), do aclamado diretor Richard Linklater e o premiado Valsa com Bashir (2008). 

 

Rush Video – Ideias em movimento