O cinema é uma forma artística incrível! E em suas mais variadas formas de contar histórias, temos algumas que podem trazer temas polêmicos e até chocantes! Por isso, trouxemos hoje uma lista com alguns filmes que certamente você não conseguirá assistir mais que uma vez.

 

O Homem Elefante (1980)

John Merrick nasceu desfigurado e parecia estar condenado a uma triste existência como atração de um show de aberrações. Porém, um cirurgião londrino o introduziu à sociedade. Apesar de suas dolorosas experiências, Merrick é gentil e inteligente e se torna convidado frequente nos salões vitorianos, mas precisa cobrir totalmente as feições deformadas.

 

Túmulo dos vagalumes (1988)

Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam em um abrigo na floresta.

 

O Operário (2004)

O operário Trevor Reznik sofre tanto de insônia, que está prejudicando seu peso e sua saúde mental. Quando Trevor involuntariamente provoca um acidente de trabalho que fere um colega, ele começa a se tornar ainda mais problemático e, apesar de um relacionamento com Stevie, uma bonita prostituta, Trevor começa a culpar seus problemas em uma figura enigmática chamada Ivan.

 

Dogville (2003)

O cenário está elegantemente decorado para criar um ambiente de cidade pequena na qual uma misteriosa mulher chamada Grace se esconde de criminais que a perseguem. A cidade se dispõe a refugiar Grace desde que ela faça valer o seu esforço. Ela trabalha duro para várias pessoas da cidade para obter seus favores. A tensão cresce e a situação de Grace como forasteira provoca o desprezo e o abuso dos moradores.

 

A pele que habito (2011)

Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Blanca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair.  O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.

 

Sozinho contra todos (1998)

A figura central da trama é o Açogueiro, saído do curta-metragem “Carne”, também do diretor Gaspar Noé. Essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódio contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia.

 

A Centopeia humana (2009)

Duas jovens estão em viagem quando seu carro quebra em uma floresta deserta. Elas buscam ajuda e encontram a casa de um cirurgião aposentado, mas logo elas descobrem que ele pretende juntá-las em um só corpo para criar uma centopeia humana.

 

Ninfomaníaca – Volume I (2013)

A Ninfomaníaca é a poética história erótica de uma mulher, desde seu nascimento até seus 50 anos, contada pelo personagem principal, a auto-diagnosticada ninfomaníaca Joe. Numa fria noite de Inverno, Seligman, um velho solteiro, encontra Joe espancada e semi-inconsciente num beco. Após a levar para o seu apartamento ele observa as feridas dela e tenta compreender como é que as coisas podem ter corrido tão mal. Ele escuta atentamente, enquanto em 8 capítulos ela reconta a multifacetada e luxuriante história de sua vida.

 

E você já assistiu algum desses filmes? Se sim, com certeza não foi mais de uma vez. Chocantes ou não, diferentes histórias nos mostram como o mundo pode ser belo e ao mesmo tempo muito cruel.

 

Rush Video – Ideias em Movimento