EMMY 2022: SAIBA QUEM SÃO E ONDE CONFERIR OS GRANDES VENCEDORES DO MAIOR PRÊMIO DA TV E DO STREMING
A entrega do prêmio Emmy, que já foi considerado o Oscar da TV americana e hoje está mais voltado para o streaming, este ano consolidou de vez a soberania das grandes plataformas. A Rush Video, produtora de Campinas, interior de São Paulo, que há 25 anos atua na produção de conteúdo audiovisual, acompanhou a festa. Veja a seguir onde conferir os grandes vencedores.
Euphoria
Zendaya, de 26 anos, se tornou uma das grandes atrações da festa ao conquistar a sua segunda estatueta como melhor atriz em série dramática por sua performance em “Euphoria”, da HBO Max, se tornando assim a mulher mais jovem a colecionar vitória dupla na premiação. Intérprete da personagem Rue Bennett e produtora da elogiada série que é voltada para o público adolescente – narrando a trajetória de uma jovem de 17 anos que acaba de sair de uma clínica de reabilitação após ter uma overdose – Zendaya, que além de celebridade de hollywood, é uma influencer de peso, com mais de 150 milhões de seguidores apenas no Instagram, venceu a categoria em 2020 e agora repetiu o feito. Ano passado, a atriz não pode estar na disputa porque “Euphoria” estava fora do período de elegibilidade da edição. No tapete vermelho, a jovem interprete fez a alegria dos fotógrafos a bordo de um longo Valentino preto, num look poderoso arrematado com joias Bulgari. De acordo com hairstylist da atriz, Tony Medina, o visual era inspirado em Grace Kelly, a atriz que abandou o cinema para se tornar a princesa de Mônaco. Mas a festa teve ainda outras atrações.
Surpresas
O ator e comediante Kenan Thompson, do “Saturday Night Live” e de “Kenan e Kel”, foi o apresentador e começou a cerimônia com uma paródia dançante de temas clássicos de séries de TV. Mas quando se fala de vencedores, é preciso mencionar a performance de Sheryl Lee Ralph, que conquistou a estatueta de atriz coadjuvante pela série cômica “Abbott Elementary”, da Star+, também indicada a outros seis prêmios. Ela foi ovacionada pela plateia ao subir ao palco e, ao invés do esperado discurso de agradecimento, soltou a voz e cantou “Endangered Species”, da diva do jazz Dianne Reeves. “Eu sou uma espécie em extinção/Mas eu canto uma canção sem vítima/ Eu sou uma mulher que eu sou um artista/ E eu sei onde minha voz pertence”, diz os primeiros versos da canção. A reação foi imediata, com aplausos entusiasmados.
Destaques
As plataformas de streaming HBO Max e Netflix, deixaram as emissoras de televisão comendo poeira e saíram da cerimônia liderando o ranking de prêmios. O grupo HBO arrematou um total de 38 estatuetas, exatamente o dobro de 2021. Além do troféu conquistado por Zendaya, a HBO Max conquistou outros prêmios importantes, como o de melhor minissérie para “The White Lotus” que também garantiu a vitória de Mike White, nas categorias de roteiro e direção. A produção que a partir de histórias banais aborda temas sensíveis como questões raciais e coloniais mal resolvidas entre os habitantes do Havaí e os turistas que chegam a todo momento dos EUA, faturou ainda os Emmys de Melhor Atriz Coadjuvante de série limitada para Jennifer Coolidge e de ator para Murray Bartlett. “Succession”, por sua vez, ficou com o grande prêmio de Melhor Série de Drama.
Já a Netflix, apesar de não ter conseguido a mesma performance de 2021, quando amealhou 44 estatuetas graças a sucessos como “The Crown” e “O Gambito da Rainha” saiu da premiação com 26 vitórias, com destaque para “Round 6”, que saiu vencedor em seis categorias, e “Stranger Things” que ganhou cinco prêmios. Para completar, a ótima Julia Garner levou para casa seu terceiro Emmy de Atriz Coadjuvante em série dramática por “Ozark”. Para completar, Chadwick Boseman, eternizado por interpretar o personagem título em “Pantera Negra”, ficou com prêmio póstumo pela dublagem da animação “What If…”, da Disney+, num tributo comovente a um astro jovem e talentoso, que faleceu em 2020, aos 43 anos, após uma batalha de quatro anos contra o câncer colorretal.
Rish Video – Idéias em Movimento