Um dos legados da pandemia de 2020 é a sedimentação do vídeo como a principal meio para o consumo de informação, entretenimento, educação e até compras, isso sem mencionar o seu uso como ferramenta de comunicação em grupo, caso dos aplicativos como o Zoom e Google Meet, que oferecem serviços de conferência remota, recurso que se tornou corriqueiro, inclusive no mundo corporativo, com a necessidade de distanciamento social imposta pelo Cornona Vírus. De acordo com pesquisa da Cisco, líder mundial em TI e redes, 82% do tráfego da internet em 2020 foi gerado por vídeo, sendo que 80% dos usuários preferem assistir conteúdo audiovisual a ler um texto online. Outra pesquisa encomendada ano passado pela Hubspot, desenvolvedora de softwares para marketing de entrada, vendas e atendimento ao cliente, apontou que 86% das empresas usam vídeo como ferramenta de marketing e que 93% dos profissionais desta área dizem que o vídeo é um recurso fundamental para qualquer estratégia de divulgação. Além disso, vale mencionar, que o Brasil, é o segundo país que mais passa tempo em redes sociais e o segundo maior mercado para o YouTube no que diz respeito ao número de horas de vídeo assistidas. A explicação para tamanho sucesso é simples: os conteúdos audiovisuais são didáticos, de fácil consumo, podem ser inspiradores e, por todos estes atributos, aproximam o usuário das marcas. Mas o grande desafio dos desenvolvedores de conteúdo audiovisual, como é o caso da Rush Video, produtora de Campinas, interior de São Paulo, com quase três décadas de experiência é, justamente, criar vídeos interessantes e eficazes usando as informações disponíveis a favor da produção, desenvolvendo conteúdos capazes de criar uma conexão autêntica com a audiência, agregando valor ao usuário e, por fim e não menos importante, se destacando e engajando a audiência. Um bom roteiro, bem estruturado, certamente é o passo inicial, seguido pelo storyboard, que é uma sequência de desenhos, quadro a quadro, apresentando um esboço, um detalhamento, das cenas imaginadas para a composição do vídeo.
O storyboard funciona como uma espécie de rascunho, que auxilia não apenas na construção da narrativa, mas também no planejamento do design e na composição das cenas, sendo ainda bastante útil na fase de edição, já na etapa de pós-produção. O visual desse esboço é semelhante ao de uma história em quadrinhos. Este recurso é usado na construção de animações, filmes, comerciais e jogos e, mais recentemente, no desenvolvimento de conteúdos para ações de publicidade e marketing, sobretudo para mídias socias. Também é uma ferramenta eficaz para demonstrar como acontece a navegação de num site ou app. Mais do que desenhos primorosos, o importante é que storyboard evidencie a narrativa, com indicações de movimentação na cena, com detalhes como por qual lado o personagem entra e sai, qual é a trajetória de determinado objeto, cortes, ângulo de câmera, duração de cada tomada, dentre outros detalhes que possam facilitar a edição.
E aqui surge uma dúvida: para fazer um storyboard é preciso saber desenhar? Obviamente, que um profissional com alguma base para desenho ou criação terá mais facilidade em desenvolver o projeto, uma vez que o storyboard é uma indicação visual que será seguida pelo diretor, animador ou designer. Mas caso a habilidade com o desenho não seja um ponto forte, existe hoje no mercado excelentes programas que podem ajudar no desenvolvimento de um storyboard.
Etapas de desenvolvimento do Storyboard
O desenvolvimento do storyboard começa logo após a conclusão do roteiro e sua função é interpretá-lo e organizá-lo em uma narrativa visual, marcando as principais passagens da história e o ritmo das cenas. Isso criará uma noção de como a história será apresentada, minimizando as dúvidas para as próximas etapas de produção, possibilitando assim um planejamento e uma execução mais precisa do projeto.
Para garantir a fluidez da narrativa, o primeiro passo é tentar visualizar todo o enredo construído. Com isso em mente, comece a esboçar. Em um novo arquivo de um programa de desenvolvimento visual ou mesmo em uma folha de papel, desenhe os quadros que irão representar a sua tela e a ao esboçar as cenas, lembre-se de inserir todas as anotações que julgar pertinentes, reservando um espaço abaixo de cada quadro para esta função.
Ferramentas para criação de um storyboard
Existem no mercado excelentes programas destinados a criação de storyboards. O já conhecido Photoshop e o Toon Boom Storyboard Pro, ambos pagos, são bons exemplo. Mas se orçamento estiver enxuto, existem opções gratuitas como o Storyboarder e o Plot. Um conselho que vai facilitar o processo, independente das opções escolhidas, é lançar mão de uma mesa digitalizadora
Storyboarder
Software gratuito e open source, disponível em versões para Windows, Mac e Linux, com um funcionamento extremamente simples, que faz com que a criação do storyboard digital seja praticamente igual à realizada em papel. Conta com seis ferramentas de desenho e permite adicionar novas sequências de forma rápida e fácil. Além disso, informações importantes, como duração, diálogo ou anotações, podem ser adicionadas a cada cena, que pode ser facilmente editada no Photoshop, de forma que detalhes, cores e texturas possam ser adicionados conforme necessário.
O Storyboarder trabalha com formatos exportáveis para programas de edição como Premiere, Final Cut e Avid, e ainda permite salvar storyboards em formato gif ou pdf, perfeitos para compartilhar e editar em projetos com a participação de várias pessoas.
Além disso, o Storyboarder vem com um recurso de reprodução que permite demonstrar as cenas em uma visualização semelhante a uma apresentação de slides.
Plot
Ferramenta on line ideal para quem não é um artista e precisa criar um storyboard rapidamente. Conta com recursos de pincéis, formas e clipart. Permite carregar suas próprias fotos ou copiar e colar de outros sites. Nenhum desenho é necessário. Com o Plot é possível ainda compartilhar o seu trabalho com colegas e clientes, que podem revisar, adicionar comentários e editar com facilidade. Possui também uma versão paga, com mais recursos.
Boords
Esta é outra ferramenta on line que facilita a adição, remoção, reordenação e substituição de conteúdo para compor um storyboard perfeito de forma rápida e fácil. É especialmente útil para a criação de um animático, que é a sincronização da narrativa estática do storyboard com o som já captado, criando assim um rascunho em movimento do vídeo que se pretende criar. Caso não possua uma mesa digitalizadora, oferece também a opção de inserir imagens já prontas e montar uma linha do tempo.
Rush Video – Ideias em Movimento.