Muitos empresários perceberam que para conquistar um cliente, não basta oferecer a melhor oferta e nem mesmo ter o melhor produto. É necessário um conjunto de benefícios que convença o consumidor, como atendimento, conteúdo, preço, qualidade, apresentação do produto e valor agregado a ele.
É necessário mais do que explicar de forma distante e superficial que seu produto é o melhor e que sua empresa é a opção mais adequada para ele. É preciso apresentar provas concretas, que o cativem, mostrem o quanto você se preocupa com ele e o quanto quer, acima de tudo, seu bem-estar. Assim, a diferenciação na abordagem e no conteúdo oferecido se faz necessária e esse é um dos motivos pelos quais os vídeos institucionais online tem se tornado uma importante ferramenta de construção de marca.
Muito utilizados pelas produtoras de vídeos para passarem essa impressão de proximidade, realidade, preocupação e até mesmo personalização, os vídeos institucionais online são focados na comunicação empresarial, ou seja, na apresentação da empresa como um todo, no geral. Ele se encaixa no marketing de comunicação, onde a empresa comunica aos seus clientes como é sua estrutura ou história. Este é seu objetivo maior: a comunicação corporativa.
Quem sempre faz este tipo de comunicação “institucional” são: governos municipais, estaduais e federais, concessionárias de fornecimento de energia e de água, ONGs, entre outras.
Em empresas, esse tipo de material é sempre disponibilizado e divulgado no próprio site, em eventos, apresentações, palestras, redes sociais, em festas de confraternização e também dentro da própria empresa para treinar novos colaboradores e ou para recepcionar visitantes. Já no poder público, os governos se utilizam deste tipo de vídeo também para comunicar seus feitos, suas conquistas, suas metas, ou seja, comunicam tudo que já fizeram e querem fazer em um dado espaço de tempo.