Os métodos de aprendizado de ensino a distância (EAD) têm crescido exponencialmente com o passar dos anos. Uma das principais tendências dessa área são as videoaulas. Porém, os materiais devem ter sempre alguns pontos em comum para alcançarem o sucesso: bom conteúdo, boa edição, duração adequada e distribuição das aulas.
Em 2015 o mercado de EAD de lucrou 107 bilhões de dólares. E os números não param de crescer. Estudos também apontam que nesse mesmo ano 86% dos brasileiros consumiram vídeos online. Ainda em 2015,os vídeos online corresponderam a 57% do tráfego de internet das pessoas.
Portanto se você planeja distribuir seu conteúdo por meio de videoaulas o melhor momento é agora, com um mercado em expansão.
Veja algumas dicas
Planejar e testar o conteúdo do vídeo antes de disponibilizá-lo é essencial. Para isso, escolha o que será falado e separe em tópicos. Pense se será necessária a produção de mais de um vídeo para passar as informações desejadas.
Vídeos de curta duração são mais indicados para prender a atenção até o final. Invista em mensagens objetivas e seja didático. O público deseja absorver com facilidade as informações.
Luz e qualidade de vídeo/som são essenciais. Sempre que possível prefira realizar as gravações com ambiente adequado, com iluminação e acústica de sons de boa qualidade. A Rush Vídeo pode promover esse tipo de filmagem para as suas videoaulas.
As videoaulas se tornaram recursos essenciais para o sucesso de um negócio EAD – e o sucesso dessa forma de aprendizado só tende a crescer. Entendendo a importância das vídeoaulas, estudando e planejando os materiais com atenção, com certeza o conteúdo apresentado será de mais fácil entendimento e interessante para aqueles que o assistem.
Resumindo, para produzir videoaulas efetivas, não basta ter o conteúdo: é preciso pensar em como apresentá-lo. Conhecendo aqueles que consomem o seu conteúdo, você descobrirá se possui mercado o suficiente para a produção audiovisual. Lembre-se de utilizar as dicas de produção que passamos no começo do texto para otimizar as suas videoaulas.