Se você é músico, e está tentando “estourar” na mídia com o seu trabalho, saiba que o YouTube hoje em dia é tão importante quanto o rádio era 20 anos atrás. Mas, ao contrário das emissoras, aqui você tem o controle.
Uma nova pesquisa mostra que a maioria dos ouvintes de música que têm menos de 18 anos preferem o YouTube a qualquer outra ferramenta para achar música (inclusive iTunes, Pandora, Spotify, etc.). É mais importante que nunca que você esteja no YouTube.
E aqui vão algumas dicas para você ter sempre em mente e para aumentar sua presença em vídeo.
15 Segundos: Os vídeos do YouTube são como canções pop; eles são mais vistos e compartilhados se forem curtos e pegajosos. Os 15 primeiros segundos do vídeo devem capturar o público e mantê-los interessados, então o vídeo deve ser impactante.
Palavras-Chave: Tags são as palavras-chave que ajudarão as pessoas a encontrarem seu vídeo na ferramenta de busca do YouTube. O que seus fãs vão digitar no YouTube para achar seu vídeo? Tagueie seus vídeos com nome da casa de shows onde se apresentaram, o nome da sua banda, nomes de canções, cidade, Estado, tipo de música e outras informações relevantes. Então, quando alguém digitar alguma informação que tenha a ver com sua banda, você terá mais chances de aparecer primeiro.
Nomes dos Vídeos: Inclua o nome da sua banda, o nome da música, o nome da casa de show ou o local onde vocês tocaram e talvez até algumas palavras que definam sua música.
Miniatura: Faça uma miniatura personalizada para a “capa” do vídeo, utilize a melhor cena do vídeo clip e pode colocar alguma frase de efeito! Lembre-se que muitas pessoas podem “esbarrar” no seu vídeo sem te conhecer, e se interessarem pelo vídeo por uma arte bem feita.
Responder a todos os comentários faz com que as pessoas se sintam bem atendidas pelo seu ídolo, e fará outros terem vontade de comentar também. Tente puxar conversa fazendo uma pergunta ou apontando algo de interessante no seu vídeo mesmo ou outros vídeos do seu canal.
Produção de videoaulas EAD – Ensino a distância