A lista com os créditos de uma produção audiovisual é sempre extensa. Quanto maior o projeto, vide os grandes filmes americanos, por exemplo, mais profissionais envolvidos. Esta é, aliás, uma atividade, por essência, coletiva. Mas qual a função de todo este batalhão? Neste artigo vamos nos concentrar nas pessoas envolvidas com a produção, ou seja: todos que, por trás das câmeras, contribuem para que o roteiro, efetivamente, saia do papel e chegue aos sets de filmagem e, posteriormente, às telas. No mercado audiovisual existem diversos tipos de produtores e várias categorias hierárquicas, conforme veremos a seguir. O premiado diretor Sidney Lumet, em seu livro “Making movies”, comenta as fases para a realização de um filme e o trabalho de cada um dos técnicos envolvidos e no final concluiu com a seguinte frase: “we’re all making the same movie”. O que ele quer dizer com isso é que um filme é um trabalho de equipe, onde todos desempenham funções que ao final culminam em um produto único. Se houverem divergências, estas fatalmente estarão visíveis aos olhos do público, comprometendo o resultado. Portanto, a chance do filme ser bem–sucedido, econômica e/ou artisticamente, é muito maior se toda a equipe estiver sintonizada. A observação de Lumet se justifica porque nem sempre a equipe demonstra coesão ou entendimento de seu papel na construção daquela obra específica. Por isso, não são raros os casos em que diretores, até mesmo nomes consagrados, precisam se render às vontades dos produtores sendo forçados, a contragosto, a promoverem alterações na obra ou ainda diretores e/ou atores que são demitidos no decorrer do projeto por divergências criativas ou por desrespeito as limitações orçamentárias.

 

O Produtor

A produção é a espinha dorsal de qualquer projeto audiovisual, responsável pelo planejamento e pela execução de todas as ações que vão viabilizar a execução do filme. E dentro deste contexto, resumidamente, o produtor é quem oferece condições para que os demais departamentos e profissionais envolvidos funcionem de maneira adequada e que a obra seja concluída dentro do cronograma e do orçamento previstos. Em outras palavras: é o responsável por fazer toda esta complexa engrenagem funcionar corretamente e, desta forma, nenhum filme acontece sem esse profissional.

Seu trabalho está relacionado a questões conceituais e técnicas, lidando com recursos humanos, artísticos, materiais, financeiros e de planejamento. O produtor é também quem dialoga com o diretor para saber o que será necessário para a filmagem do roteiro, tendo o poder, inclusive, de vetar ideias, sobretudo aquelas que não sejam economicamente viáveis. É ele quem planeja e organiza toda a estrutura do filme e, muitas vezes, escolhe quem serão os nomes envolvidos no projeto, estando presente desde a pré-produção até sua distribuição e por isso é, também, quem dá a palavra final. Nas grandes premiações, como o Oscar e Globo de Ouro, normalmente quem sobe ao palco para receber o prêmio de melhor filme é o produtor e não o diretor. Existem, aliás, muitos atores e diretores que, em nome da liberdade criativa e da possibilidade de lucros mais expressivos, se tornam também produtores, inclusive em filmes onde não atuam.

 

Produtor Executivo

Considerando que a tarefa de gerenciar a parte financeira de um filme é extremamente complexa, para conduzir este processo entra em cena o produtor executivo, que será responsável por cuidar de toda esta demanda. É ele quem vai captar recursos para filme, fechar parcerias com elenco, equipe técnica, iniciativa privada e órgãos públicos, além de administrar o dinheiro e organizar o orçamento do projeto. Desenvolvendo um paralelo com o universo coorporativo, pode ser definido como “o gerente do filme”.

 

Diretor de Produção

Grandes produções contam ainda com esta figura, responsável por cuidar da contratação de funcionários, definir locações e equipamentos, gerenciando toda a parte prática que envolve o processo de realização de um filme, estando, portanto, em contato direto com o diretor do projeto, também conhecido como diretor de cena. Cabe a este profissional buscar sempre as melhores alternativas para chegar aos resultados preconizados pelo roteiro, segundo a interpretação artística do diretor de cena.

O diretor de produção também mantém contato estreito com os diretores de arte e fotografia, atendendo as necessidades destes profissionais, oferecendo as condições e equipamentos para que possam desempenhar suas funções. Todo o levantamento das demandas destes profissionais é realizado por ele e repassado ao produtor executivo, que vai então analisar a viabilidade de acordo com o orçamento.

 

Produtor de set

Esta figura trabalha dentro do set, colocando a mão na massa. Sua função básica é resolver todos os problemas e necessidades que possam surgir durante as filmagens. É ele que faz as engrenagens funcionarem, cuidando, por exemplo, da logística de transporte e alimentação da equipe e desmobilização dos cenários.

 

Produtor de elenco

Este profissional tem como trabalho selecionar o elenco de apoio para o filme e costuma trabalhar em conjunto com o assistente de direção. Depois da escalação do elenco principal e de posse de uma lista com perfis de personagens, ele busca atores para interpretá-los.

Já o nome dos protagonistas, sobretudo de um blockbuster, normalmente é negociado pelo produtor, uma vez que alguns astros podem garantir, com a sua simples presença no elenco, o sucesso de um filme e por isso, costumam ter cachês astronômicos e/ou participação nas bilheterias, além de uma lista de exigências que podem conter, inclusive, detalhes como o uso de dublês para tomadas mais perigosas, a recusa de participação em cenas de sexo ou que envolvam nudez e etc.

Produtor de Locação

A missão deste profissional, como sugere o próprio nome, é encontrar locações que se encaixem com a descrição do roteiro. A tarefa nem sempre é simples e demanda de muitas viagens, além da análise de fatores como o clima e facilidades de acesso e de hospedagem da equipe.

 

Assistente de Produção

Auxilia todos os profissionais envolvidos na produção, sendo responsável pela obtenção dos meios materiais necessários à realização do filme. Normalmente, atua em parceria com o produtor de set.

Trabalha tanto nas etapas de pré-produção, quanto nas filmagens e na pós-produção, que é a finalização, encerramento, da estrutura montada para a execução do projeto.

 

Rush Video – Ideias em movimento.