PINTEREST: ENTENDA COMO ESTA REDE SOCIAL PODE AJUDAR A DIVULGAR SEUS VÍDEOS

 

Quando o assunto é a disseminação de conteúdo em vídeo, YouTube, Instagram e Facebook, costumam despontar como as alternativas mais óbvias. Contudo, embora sejam uma grande vitrine, com milhões de seguidores espalhados pelos quatro cantos do planeta, a disputa por atenção é muito acirrada. Mas dentro deste universo virtual, correndo por fora, temos Pinterest, uma rede social que tem conquistado o público por alguns fatores, entre eles a sua usabilidade intuitiva e um algoritmo que, no geral, considera a frequência e qualidade do conteúdo. Hoje, a plataforma já contabiliza mais de 335 milhões de usuários no mundo, sendo que, pelo menos, um em cada dez estão no Brasil, onde a empresa, em 2020, tinha 38 milhões de contas ativas, o triplo do que possuía em 2017. Vale destacar que estes números são superiores ao Twitter, por exemplo. Para completar, desde o ano passado, a rede conta com o “Idea Pin”, que permite às contas comerciais gravarem vídeos e stories, e segue investido em ferramentas de criação que vão permitir que influenciadores digitais monetizem suas publicações.

Diferenciais

E para quem ainda está se perguntando se o Pinterest pode ajudar na divulgação de seus vídeos, a resposta é: com certeza! Ao contrário das redes vizinhas em que a busca por conteúdos acontece por hashtags, perfis ou grupos, no Pinterest a pesquisa é feita por palavras-chaves. Desta forma, é possível usar técnicas de SEO para tornar um conteúdo mais relevante dentro da plataforma, que tem investido pesado em tecnologias como inteligência artificial e reconhecimento de imagem para conseguir personalizar cada vez mais o que interessa a cada usuário, considerando, inclusive, a sua localização geográfica. A prioridade é que o Pinterest consiga mostrar inspirações locais relevantes”, explica Mariana Sensini, Country Manager do Pinterest Brasil e head de Growth Operations na América Latina. Isso significa que uma pessoa quando procura uma receita para incrementar o café da manhã, terá diferentes resultados dependendo do país em que ela estiver. “É aí que entram os algoritmos, justamente para que a gente consiga entregar uma experiência relevante para o usuário local”, afirma a executiva.

Rede de Descoberta Virtual

Segundo ela, o Pinterest – que foi fundado em 2010, no Vale do Silício – não é uma rede social, mas um mecanismo de descoberta visual. Isso porque funciona como uma rede de compartilhamento de imagens e vídeos, chamado de pins. Os usuários criam e salvam pins de outras pessoas em pastas organizadas por temas como “decoração de pequenos espaços” e “receitas de sobremesas”, por exemplo, ajudando a criar um espaço organizado de ideias e referências. Além disso, a plataforma tem reforçado sua parceria com marcas e grandes lojas do comércio varejista para a divulgação de seus produtos. Natura, Renner e Tok&Stok, são algumas das empresas que já recorreram ao Pinterest para mostrar seus produtos e lançamentos.

Paixão Nacional

Se a plataforma ainda não se transformou numa paixão nacional, ela caminha a passos largos para conquistar cada vez mais a atenção dos brasileiros, sendo um dos mercados que mais cresce no mundo. Diariamente, mais de 9 milhões de ideias são salvas por usuários estabelecidos em território tupiniquim. Vale destacar que, sob o ponto de vista comercial, ao salvar uma inspiração, aquela pessoa está

mostrando seus gostos e preferências. Temas como moda, beleza, gastronomia, bebidas e decoração são alguns dos que mais geram interesse.

De olho no futuro

Para o Pinterest o futuro está na busca visual. Por isso investe em recursos como o Try On que trabalha com realidade aumentada (disponível apenas nos Estados Unidos), permitindo que o usuário “insira” um objeto na realidade dele, com ajuda do celular. Também é possível ver informações, preço e até comprar o item. Outra funcionalidade, esta já disponível por aqui, é o Pinterest Lens, que possibilita as pessoas testarem virtualmente os produtos. Mais de 2,5 bilhões de imagens já foram mapeadas com ajuda do Lens, sendo que o recurso tem registrado um aumento exponencial ano a ano. E assim, o Pinterest segue em trajetória ascendente e desponta como uma alternativa importante para turbinar a estratégia de divulgação de conteúdos, inclusive de vídeos.

 

Rush Video – Ideias em Movimento.