Recentemente o Oscar se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, por conta da reação de Will Smith, quando Chris Rock fez uma piada sobre sua esposa. Você pode conferir os desdobramentos clicando aqui. Logo em seguida, Will levou o Oscar de melhor ator. Mas, ao mesmo tempo, surgiu-se o questionamento: O filme que lhe deu o Oscar é tão bom assim? Ou ele ganhou o prêmio pelo desenvolvimento em sua carreira?

 

OSCAR PELA CARREIRA, CONFIRA QUEM JÁ FOI PREMIADO

 

No caso de Will o Blog do Omelete adiciona que:

 

“A indicação ao Oscar por King Richard foi a terceira do ator, após lembranças por Ali (2001) e À Procura da Felicidade (2006), e a culminação de uma das trajetórias mais vitoriosas das últimas décadas em Hollywood. De Um Maluco no Pedaço a MIB: Homens de Preto, passando por Bad Boys, Eu Robô, Eu Sou a Lenda e Aladdin, Will é inegavelmente um ícone do cinema americano, e um daqueles casos em que o público pensava: sério mesmo que ele não tem um Oscar?”

 

Leonardo DiCaprio, O Regresso (2016)

 

De acordo ainda com o Omelete:

“Foi o dia em que um dos maiores memes da internet cinéfila acabou: após mais de 20 anos de dominação de bilheteria e papéis prestigiosos escolhidos a dedo, Leonardo DiCaprio finalmente poderia ser chamado de “vencedor do Oscar Leonardo DiCaprio”. A entrega visceral do ator ao seu personagem em O Regresso ajudou, é claro, mas poucos dos fãs de Leo escolheriam o filme de Alejandro González Iñárritu como o melhor da carreira do ator – ou mesmo um dos três melhores!”

Julianne Moore, Para Sempre Alice (2015)

 

Mesmo que não tenha gerado tanto burburinho quanto Leonardo DiCaprio, o caso de Julianne Moore também chamava muita atenção. Sendo uma das melhores atrizes de sua geração e tendo performances incríveis como em ‘O Mal do Século’, ‘As Horas’ e ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, o papel de melhor atriz só foi chegar em 2015 quando interpretou uma professora lutando contra o Alzheimer.

 

Tilda Swinton, Conduta de Risco (2008)

A indignação se estende ao Omelete ao colocar que:

Dá para acreditar que a indicação de Tilda Swinton ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por Conduta de Risco, segue sendo a única dela até hoje? Apesar de ser uma das figuras mais inconfundíveis do cinema contemporâneo, e de performances celebradas em Orlando: A Mulher Imortal, Até o Fim e Precisamos Falar Sobre o Kevin, Tilda sempre escolheu papéis, digamos, excêntricos demais para a Academia. Quando viram a oportunidade de concedê-la uma estatueta pela atuação discreta e tensa no thriller estrelado por George Clooney, os votantes não hesitaram.

Morgan Freeman, Menina de Ouro (2005)

Você acredita que Morgan Freeman conseguiu seu primeiro Oscar somente em 2005? Indicado para outros filmes mais memoráveis, como Conduzindo Miss Daisy e Um Sonho de Liberdade. Ele ganhou o Oscar por viver o assistente do técnico de boxe Frankie Dunn (protagonizado por Clint Eastwood) em Menina de Ouro. 

 

Robin Williams, Gênio Indomável (1998)

 

De acordo com o blog Omelete: 

‘1990 foi fartamente recompensada pela Academia, com indicações para as performances dele em Bom Dia Vietnã, Sociedade dos Poetas Mortos e O Pescador de Ilusões. Depois de impressionar os votantes tantas vezes, no entanto, foi ao encarnar o mentor de Matt Damon em Gênio Indomável que Williams finalmente levou a sua estatueta. Àquela altura, a premiação pareceu mais um reconhecimento tácito do talento do ator do que um testamento ao filme em si.’

 

E você, acha que alguma atriz ou ator foram injustiçados na premiação ao decorrer de suas carreiras? Conta pra gente nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo caso tenha gostado.

 

Rush Video – Ideias em Movimento