Os filtros para lentes são acessórios que se colocam na frente de objetivas para criar efeitos especiais, alterar ou balancear as cores, corrigir situações indesejáveis e até mesmo proteger a lente de eventuais danos. Os filtros são voltados para Câmeras com lentes intercambiáveis, no entanto já existem adaptadores de filtro para câmeras compactas

Confira alguns dos principais tipos de filtro:

 

Filtros de proteção

Filtros de proteção são filtros que não fornecem um efeito visual e são usados ​​apenas para proteger as lentes da câmera. Sempre deixe este filtro protetor na frente da lente para protegê-lo contra poeira, umidade e eventuais impactos.

 

Filtros UV

Esse é o filtro fotográfico mais conhecido pelos amadores e profissionais e tem como função de absorver a luz do sol em excesso e diminuir o efeito Glare de brilho exagerado. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e estouro na iluminação.

 

Filtro Skylight

O filtro Skylight é um filtro rosado também muito buscado por profissionais, principalmente fotógrafos de paisagens e locais amplos, além de imagens noturnas. Esse filtro tem a função de diminuir a intensidade do azul causada pelo céu, corrigir e balancear cores fortes e azuladas. É muito utilizado em praias e eventos em locais abertos, onde além de luzes artificiais muito fortes, há muitas sombras que podem criar aberrações cromáticas.

 

Filtro polarizador

Considerados filtros mais avançados ou “profissionais”, esse modelo de filtro possui duas versões muito conhecidas: O antirreflexo e o de intensidade.

O filtro polarizador anti reflexo elimina reflexos indesejados, como aqueles que aparecem em para-brisas ou vidros de veículos, vitrines, na água, janelas, entre outros.

Já o filtro de intensidade cria efeitos dramáticos, aumentando a intensidade de tons azuis, o que possibilita um contraste forte, por exemplo, entre céu e nuvens, e até mesmo entre o céu e construções no geral.

 

Filtro ND

O filtro ND ou de Densidade Neutra, é um filtro acinzentado-escuro que tem como seu principal objetivo bloquear a entrada de todos os raios solares na objetiva. Ele varia em quantidade de luz e permite que o cinegrafista ou fotógrafo trabalhe com maiores aberturas de diafragma que geralmente causariam a superexposição da foto ou vídeo, causando as famosas imagens ‘estouradas’.

 

Filtro de névoa

O filtro de névoa ajuda a reduzir o valor dos realces enquanto diminui ligeiramente o contraste geral. Este filtro é especialmente útil para suavizar rugas faciais e outras manchas. Embora projetado para uso com filmes, esse filtro também pode ser usado para fotografia e vídeos em geral. Ao contrário de uma difusão tradicional ou filtro de foco suave, os filtros de névoa fornecem pouca perda de detalhes na imagem.

Esses filtros também possibilitam a criação do efeito de ‘sonho’ ou ‘flashback’ devido a maneira com a qual interage com a luz, suas intensidade variam desde a mais sutil suavização, até gerar uma ‘névoa’ forte.

Confira o vídeo que a Youtuber Lizzie Peirce fez como guia de filtros para iniciantes em seu canal: 

 

 

A criatividade é o limite quando se trata de tecnologias da produção audiovisual. E o mais interessante é que marcas mais ‘acessíveis’ têm surgido principalmente no mercado chinês, e que entregam uma qualidade muito próxima de filtros de grandes marcas já consagradas no mercado. 

A K&F Concept por exemplo lançou recentemente um filtro de névoa para rivalizar diretamente com o já consagrado Black Pro Mist da marca Tiffen, por um efeito muito semelhante, na data de publicação deste artigo o filtro da K&F está sendo vendido em média por R$ 240,00 enquanto o da concorrente sai por volta de R$ 500,00. Uma baita diferença!

 

E aí, você costuma usar filtros nas lentes de suas produções? 

 

Rush Video – Ideias em Movimento.