Se você faz parte do time que em meados dezembro já está curtindo uma ressaca natalina, motivada pelo excesso de compromissos sociais inerentes ao período e uma overdose de alusões ao tema, onipresente em todas as mídias possíveis, saiba que dá para curtir o feriado longe do Papai Noel. E nem é preciso se esconder numa ilha deserta. O streaming traz opções de entretenimento para todos os gostos e humores. É também a chance perfeita de maratonar aquela série que todos estão comentando e conferir alguns títulos que devem marcar presença nas principais premiações. A HFPA – Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood divulgou, no último dia 13, a lista de indicados ao Globo de Ouro 2022, conforme veremos a seguir.

Aqui, aliás, vale um parêntese para destacar que uma reportagem do Los Angeles Times abalou as estruturas da HFPA ao revelar que a entidade não contava com membros negros havia mais de 20 anos, além de acusar seus organizadores de práticas antiéticas, como aceitar presentes caros e pagamento de viagens por parte dos estúdios. Como se vê, a corrupção está presente em todos os meios, inclusive no audiovisual. Por conta do imbróglio, a rede NBC, parceira de longa data do Globo de Ouro, optou por cancelar a exibição em 2022 como forma de retaliação. A cerimônia de revelação dos vencedores está programada para 9 de janeiro, mas ainda não terá assegurada transmissão na TV americana pela primeira vez em décadas. Para tentar limpar a imagem, a HFPA promoveu uma série de mudanças no seu estatuto para incentivar a entrada de novos membros e criar mais diversidade entre seus associados. O mercado publicitário e várias celebridades de Hollywood defenderam boicote ao evento e exigiram providências.

Netflix

Polêmicas à parte, o Globo de Ouro ainda é um importante termômetro para outras premiações, incluindo o Oscar. A Netflix ganha destaque ao concorrer com o filme “Ataque de Cães”, indicado a sete estatuetas, incluindo Melhor filme Dramático. A produção tem direção da neozelandesa Jane Campion, a segunda no seleto grupo de cinco mulheres nomeadas para o Oscar de Melhor Direção e a primeira cineasta na história a receber a Palma de Ouro em Cannes. A exemplo do que aconteceu com “O Piano”, Campion também está indicada pela adaptação do roteiro, que é baseado no livro de Thomas Savage. A história narra o relacionamento de dois irmãos no velho oeste americano que tem a sua dinâmica abalada quando o caçula se casa com uma bela viúva (Kirsten Dunst). O elenco conta ainda com Benedict Cumberbatch, de “Doutor Estranho”, que disputa o prêmio de melhor ator dramático.

Entre as séries exibidas pela gigante do streaming, “Round 6” agrega ao seu impressionante rol de conquistas três indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Série de Drama. Devoradora de recordes, não bastasse ser a série mais assistida em número de assinantes na história da Netflix, a obra sul-coreana conquistou ainda outro feito raro. Em apenas três semanas de exibição nos Estados Unidos foi exibida durante 3 bilhões de minutos. É a sexta atração a atingir

este número durante um mesmo período desde o início da medição de audiência dos streamings no país, que é feita pela Nielsen (o Ibope dos EUA). “Ozark” (três vezes), “A Máfia dos Tigres” (duas), “You”, ‘The Umbrella Academy” e “The Crown”, todas produções originais da Netflix, foram outros títulos que conseguiram ultrapassar a impressionante marca. Com a marca, “Round 6” também se tornou a melhor performance de 2021 entre as produções disponíveis nos EUA. E caso você tenha passado os últimos meses desconectado do planeta Terra, “Round 6” acompanha um grupo de 456 pessoas endividadas que são convidadas a participar de uma misteriosa competição de vida ou morte chamada de Squid Game. Os participantes competem em uma série de jogos infantis tradicionais – mas com reviravoltas mortais – e colocam as vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de Wons (a moeda da Coreia do Sul). O valor equivale a aproximadamente 40 milhões de dólares. Apenas um entre os participantes vai levar a bolada.

 

HBO Max

 

Ainda na categoria principal, “Duna”, um dos filmes mais aguardados de 2021, é outra atração que merece uma menção especial. Disponível na HBO Max, o filme, que concorre ainda aos prêmios de melhor direção e trilha sonora original, sofreu adiamentos por causa da pandemia, sendo lançado nos cinemas brasileiros em outubro e no streaming no final de novembro, estando disponível também em serviços de vídeo sob demanda como Apple TV, Google Play e Microsoft. Já nos Estados Unidos o lançamento foi simultâneo nos cinemas e no streaming, a exemplo de outros títulos da Warner.

“Duna” é uma adaptação diretor Denis Villeneuve para o livro clássico de ficção científica escrito por Frank Herbert, em 1965. A narrativa, estrelada por Zendaya e Timothée Chalameta, companha a trajetória de Paul Atreides, um jovem brilhante, que é compelido a viajar para o planeta mais perigoso do universo com a missão de assegurar a sobrevivência de seu povo. Uma sequência, protagonizada pela personagem Chani Kynes, interpretada por Zendaya, já foi confirmada pela Warner. Vale destacar que a história já ganhou às telas em 1984, num clássico da ficção científica de mesmo nome, dirigido por David Lynch (“Twin Peaks”). No Brasil, esta versão está disponível nas plataformas Netflix e o Star+.

 

A plataforma ainda se destaca com aclamada “Succession”, série com maior número de indicações, cinco no total. Em sua terceira temporada, a produção acompanha a história da família Roy, composta por Logan e seus quatro filhos, que controlam um dos maiores conglomerados de meios de comunicação e entretenimento do mundo. Aliás, o episódio final desta última temporada, exibido recentemente, batizado de “Bells Says”, contabilizou mais de 1,7 milhão de acessos e ganhou nota 9,9 no IMDB – base de dados online de informação sobre cinema TV, música e games – ficando atrás apenas de “Ozymandias”, de Breaking Bad, o único a conseguir nota 10. Outra série que acompanha os bastidores da notícia que ganhou não apenas o coração do espectador, mas também quatro indicações ao Globo de Ouro é “The Morning Show”, estrelado por Jennifer Aniston, Reese Witherspoon e Steve Carell. Disponível pela AppleTV+, a série que encerrou a sua segunda temporada, acompanha as peripécias de uma

jornalista que, após seu parceiro de trabalho há 15 anos ser demitido mediante a acusação de má conduta sexual, se esforça para manter seu emprego como âncora principal, enquanto trava uma batalha contra uma novata que quer roubar seu lugar.

“Ted Lasso” é outra série da AppleTV+, também com quatro indicações, incluindo de melhor série musical/comédia, que chega ao Globo de Ouro aclamada pelo público e crítica. Elogiada por seu humor alegre e positivo e pela maneira como lida com as discussões em torno da saúde mental, a série já levou diversos prêmios Emmy em 2021, o mais importante da TV americana, incluindo o de melhor ator para Jason Sudeikis, que vive o protagonista, além do troféu de Melhor Série de Comédia. A trama segue a vida de Ted Lasso, um técnico de futebol americano de um time sem expressão que acaba contratado para treinar um grande clube, sem ter a experiência necessária para a missão.

Confira abaixo os indicados ao Globo de Ouro 2022:

Melhor filme – Drama

§ Ataque dos Cães

§ Duna

§ Belfast

§ No Ritmo do Coração

§ King Richard: Criando Campeãs

Melhor filme – Comédia/musical

§ Cyrano

§ Não Olhe Para Cima

§ Licorice Pizza

§ Tick, Tick… Boom!

§ Amor, Sublime Amor

Melhor direção em filme

§ Kenneth Branagh – Belfast

§ Jane Campion – Ataque dos Cães

§ Maggie Gyllenhaal – A Filha Perdida

§ Steven Spielberg – Amor, Sublime Amor

§ Denis Villeneuve – Duna

Melhor roteiro em filme

§ Paul Thomas Anderson – Licorice Pizza

§ Kenneth Branagh – Belfast

§ Jane Campion – Ataque dos Cães

§ Adam McKay – Não Olhe para Cima

§ Aaron Sorkin – Being the Ricardos

Melhor ator em filme – Drama

§ Mahershala Ali – Swan Song

§ Javier Bardem – Being the Ricardos

§ Benedict Cumberbatch – Ataque dos Cães

§ Will Smith – King Richard: Criando Campeãs

§ Denzel Washington – The Trage of Macbeth

Melhor atriz em filme – Drama

§ Jessica Chastain – The Eyes of Tammy Faye

§ Olivia Colman – A Filha Perdida

§ Nicole Kidman – Being the Ricardos

§ Lady Gaga – Casa Gucci

§ Kristen Stewart – Spencer

Melhor ator em filme – Comédia/musical

§ Leonardo DiCaprio – Não Olhe Para Cima

§ Peter Dinklage – Cyrano

§ Andrew Garfield – Tick, Tick… Boom!

§ Cooper Hoffman – Licorice Pizza

§ Anthony Ramos – Em Um Bairro em Nova York

Melhor atriz em filme – Comédia/musical

§ Marion Cotillard – Annette

§ Alana Haim – Licorice Pizza

§ Jennifer Lawrence – Não Olhe Para Cima

§ Emma Stone – Cruella

§ Rachel Zegler – Amor, Sublime Amor

Melhor ator coadjuvante em filme

§ Ben Affleck – The Tender Bar

§ Jamie Dornan – Belfast

§ Ciarán Hinds – Belfast

§ Troy Kotsur – No Ritmo do Coração

§ Kodi Smit-McPhee – Ataque dos Cães

Melhor atriz coadjuvante em filme

§ Caitriona Balfe – Belfast

§ Ariana DeBose – Amor, Sublime Amor

§ Kirsten Dunst – Ataque dos Cães

§ Aunjanue Ellis – King Richard: Criando Campeãs

§ Ruth Negga – Identidade

Melhor trilha sonora em filme

§ Alexandre Desplat – A Crônica Francesa

§ Germaine Franco – Encanto

§ Jonny Greenwood – Ataque dos Cães

§ Alberto Iglesias – Madres Paralelas

§ Hans Zimmer – Duna

Melhor canção original em filme

§ Be Alive – Beyoncé (King Richard: Criando Campeãs)

§ Dos Oruguitas – Sebastian Yatra (Encanto)

§ Down to Joy – Van Morrison (Belfast)

§ Here I Am (Singin’ My Way Home) – Jennifer Hudson (Respect)

§ No Time to Die – Billie Eilish (007 – Sem Tempo Para Morrer)

Melhor filme estrangeiro

§ Compartment Number 6

§ Drive My Car

§ A Mão de Deus

§ A Hero

§ Madres Paralelas

Melhor filme de animação

§ Encanto

§ Flee

§ Luca

§ My Sunny Maad

§ Raya e o Último Dragão

Melhor série de TV – Drama

§ Lupin

§ The Morning Show

§ Pose

§ Round 6

§ Succession

Melhor ator em série de TV – Drama

§ Brian Cox – Succession

§ Lee Jung-jae – Round 6

§ Billy Porter – Pose

§ Jeremy Strong – Succession

§ Omar Sy – Lupin

Melhor atriz em série de TV – Drama

§ Uzo Aduba – In Treatment

§ Jennifer Aniston – The Morning Show

§ Christine Baranski – The Good Fight

§ Elizabeth Moss – The Handmaid’s Tale

§ Mj Rodriguez – Pose

Melhor série de TV – Comédia/musical

§ The Great

§ Hacks

§ Only Murders in the Building

§ Reservation Dogs

§ Ted Lasso

Melhor ator em série de TV – Comédia/musical

§ Anthony Anderson – Black-ish

§ Nicholas Hoult – The Great

§ Steve Martin – Only Murders in the Building

§ Martin Short – Only Murders in the Building

§ Jason Sudeikis – Ted Lasso

Melhor atriz em série de TV – Comédia/musical

§ Hannah Einbinder – Hacks

§ Elle Fanning – The Great

§ Issa Rae – Insecure

§ Tracee Ellis-Ross – Black-ish

§ Jean Smart – Hacks

Melhor série limitada, antológica ou telefilme

§ Dopesick

§ Impeachment: American Crime Story

§ Maid

§ Mare of Easttown

§ The Underground Railroad

Melhor ator em série limitada, antológica ou telefilme

§ Paul Bettany – WandaVision

§ Oscar Isaac – Scenes from a Marriage

§ Michael Keaton – Dopesick

§ Ewan McGregor – Halston

§ Tahar Rahim – The Serpent

Melhor atriz em série limitada, antológica ou telefilme

§ Jessica Chastain – Scenes from a Marriage

§ Cynthia Erivo – Genius: Aretha

§ Elizabeth Olsen – WandaVision

§ Margaret Qualley – Maid

§ Kate Winslet – Mare of Easttown

Melhor ator coadjuvante de série

§ Billy Crudup – The Morning Show

§ Kieran Culkin – Succession

§ Mark Duplass – The Morning Show

§ Brett Goldstein – Ted Lasso

§ Oh Yeong-su – Round 6

Melhor atriz coadjuvante de série

§ Jennifer Coolidge – The White Lotus

§ Kaitlyn Dever – Dopesick

§ Andie McDowell – Maid

§ Sarah Snook – Succession

§ Hannah Waddingham – Ted Lasso