O vídeo e a internet

Por Toni Ferreira
Quando falamos hoje em produção de vídeo, é impossível deixar de lembrar e de linkar esse veículo de comunicação ao Youtube, Vímeo, FaceBook e WhatZapp por exemplo. O fato é que o vídeo tornou-se ainda mais poderoso, em sua essência de ferramenta de comunicação, após o surgimento da internet e o aumento de sua velocidade. Quando do inicio das primeiras conexões, a então internet discada que usavam as linhas telefônicas para a transmissão de dados, era extremamente difícil enviar um simples e-mail com 1 anexo por menor que fosse, portanto para aqueles que não presenciaram essa época, não é difícil imaginar que um vídeo divulgado ou transferido via web era então uma utopia.
Os anos passaram, a famosa banda larga surgiu, evoluiu e hoje temos esse frenesi de milhões de vídeos circulando pela rede a cada minuto. O vídeo mais visto do youtube até hoje tem mais de 2 bilhões de acessos. O fato é que este fenômeno é irreversível, salvo alguma pane planetária na rede, um engarrafamento virtual podemos dizer. Assim a internet se tonou um veículo para onde tudo é publicado, vídeos muito bons e outros de péssimo gosto. Esse é o outro lado da moeda, a privacidade não apenas de famosos, mas de pessoas comuns que não querem sua imagem veiculada, foi colocada em xeque. Basta você estar em um local público e se envolver, ou ser envolvido em um fato qualquer, muitas vezes desagradável, e sua imagem através de um vídeo ou de uma foto já poderá ser vista por milhares de pessoas, ou milhões, pois quanto mais bizarra a situação mais acessos.
Mas não vamos falar apenas do lado negativo desse assunto, no Facebook por exemplo, rede social onde faço parte, assisto muitos vídeos interessantes, que agregam informações e chegam a emocionar. Esse poder que é resultado dessa união entre a rede mundial de computadores e a produção de vídeo, sejam eles caseiros ou profissionais, é enorme, basta ter bom senso, coerência, bom gosto e boas intenções que podemos usar esse poder de forma muito positiva.
Rush vídeo, idéias em movimento!
 
 
Quem pretende a crescer conta com a experiência de quem já produziu inúmeros vídeos de treinamento, institucionais, enfim, corporativos de diversas áreas. Nesse sentido, contamos com uma equipe de profissionais extremamente experientes na produção de vídeos corporativos, desde o autor roteirista, diretor, cinegrafista, editor, produtor, todos sabendo exatamente o que deve fazer no momento certo.
Experiência conta muito no momento de uma decisão, na hora de gravar uma cena e decidir o melhor ângulo, o melhor enquadramento, a melhor luz. Decidir qual a melhor palavra que traduz uma determinada situação na elaboração do roteiro. Decidir qual entonação usar na hora de gravar a locução que transmitirá a mensagem ao público alvo de nossos clientes. Decidir qual efeito utilizar em uma transição de imagens, para que fique bonito e não cafona, durante a edição de imagens.
Decisão!!
Foi essa ação, baseada nos argumentos relatados no inicio desse artigo, que levou a Cozinhas Itatiaia a contratar nossa empresa para a produção de vídeo de treinamento do mais novo lançamento dessa corporação, a linha de fogões e depuradores Itatiaia.
Investir em treinamento, treinar mais e melhor os colaboradores e profissionais de assistência técnica. Com a larga experiência em vídeos de treinamento da equipe da produção de vídeo Rush Vídeo, a Cozinhas Itatiaia, acreditou em nosso trabalho para treinar suas assistências técnicas e colaboradores que atendem os seus consumidores.
Assim, nossa equipe partiu para Ubá-MG, onde montou um set de gravação para a captação de imagens de um novo produto lançado pela Itatiaia, a linha de fogões.
Foram 650 km de estrada só de ida, 2 dias de gravação e o vídeo finalizado. Ao todo cerca de 30 dias de trabalho.
Nossa produtora de vídeo Rushvídeo, colocou toda sua experiência de 10 anos executando vídeo técnicos de treinamento para realizar mais esta produção de vídeo.
Com imagens do cinegrafista Joel Camargo, direção de Toni Ferreira, edição de imagens de Mary Kuhn e efeitos especiais 3D de Márcio Luiz, o resultado pode ser conferido em nossa página, onde temos uma versão resumida do vídeo.
 
Rushvídeo: Ideias em movimento!