A evolução da produção de vídeos – parte 1
Por Toni Ferreira
O inicio de minhas atividades na área de produção, foi na década de 80. Iniciei como muitos na época, investindo em uma câmera e fazendo a cobertura de pequenos eventos. O fascínio pelo vídeo vinha de criança, quando tentava imaginar como aquelas pessoas entravam dentro daquela caixa de madeira, com uma tela de vidro chamada de televisor. Naquela época, mais precisamente na década de 70, foi lançado o primeiro grande sucesso de vendas em equipamentos profissionais, o U-Matic, posteriormente, na década de 80 chegou ao Brasil, o formato que revolucionou o mercado de produção de vídeo, no país, o Betacam. Esse formato que na época tinha a melhor qualidade do mercado, foi o formato adotado pelas grandes emissoras de televisão do Brasil, até hoje existem produtoras que utilizam esse formato em suas produções e algumas pequenas emissoras ainda operam com ele.
No mercado comercial das produtoras, uma solução muito utilizada era o S-VHS. O super VHS ofeceria uma qualidade aceitável para pequenas produções, com um investimento muito mais viável ao Betacam, ou seja um melhor custo benefício para pequenas esse nicho de mercado.
Esse formato, juntamente com seu antecessor, o VHS lançado pela JVC na década de 80, iniciou um processo de popularização da tecnologia de produção de vídeo. Quantos evento não gravei usando uma camera JVC, e mais antigas ainda, como uma Sharp, que tinha a câmera e um VT para gravação em separado.
Seguindo com a evolução, surgiu o formato Mini-DV, que foi um formato muito versátil, pois os investimentos nesse tipo de equipamento, era constante por parte das industrias, a Sony,a Panasonic e a JVC procuravam lançar um equipamento mais moderno que o outro pra conquistar o mercado de pequenos produtores que crescia exponencialmente.
Nessa época nossas produções de vídeo eram feitas utilizando uma JVC DV-500, tivemos muito sucesso com o formato MiniDV.
Na sequência desse artigo, relatarei nossa entrada na era digital das câmera só com Memory Cards e das DSLR.