Antes de seguirmos com os relatos de nossos jobs, vamos falar um pouco, principalmente aos mais jovens, de como o mercado era regionalizado e como a evolução tecnológica quebrou essa barreira e tornou o mercado de produção audiovisual muito mais competitivo. Claro que me refiro ao mercado de produções de vídeo institucional, treinamento, eventos etc, por ser a nossa especialidade, outros mercados, talvez, foram muito mais impactados do que o nosso.
Eu que já passei dos cinquentinha, acompanhei a evolução de todo esse processo, desde a internet discada, quando se utilizada uma linha telefônica fixa para enviar e receber e-mails, onde enviar um simples arquivo de Word era uma façanha.
Quando iniciei minha trajetória no mercado audiovisual, há mais de 30 anos atrás, era inimaginável o envio de um arquivo de vídeo por uma nuvem, uma das facilidades que temos hoje. Primeiro porque não existiam arquivos de vídeo digitais, eram todos gravados através de um processo em fitas magnéticas, essas fitas magnéticas são formadas por uma base coberta por uma superfície de gravação, um polímero no qual está inserido o pigmento magnético, tais como óxidos de ferro ou de cromo.
Então imagine você, um cliente de Curitiba, que não houvesse a necessidade da nossa equipe gravar em Curitiba, como já aconteceu conosco nos dias atuais, entrasse em contato com a Rushvideo para contratar nossos serviços. Epa, espera um pouco, mas como esse cliente nos acharia se a 30 anos atrás não existia a pesquisa online. A improbabilidade começa por aí, pois esse cliente teria que ser indicado por outro cliente ou nos localizar pelas páginas amarelas. Quem se lembra delas??
Era através de indicações e de anúncios em veículos impressos que fazíamos a divulgação nossa empresa.
Pois bem, o cliente de Curitiba nos liga, iniciamos uma tratativa de valores e fechamos o negócio. Elaboro o contrato e envio a ele via fax, ele assina, devolve, também via fax, emito a nota fiscal do aceite, envio pelo correio, lembrando que essa simulação não envolve e-mail ou outro tipo de comunicação online.
Após o pagamento confirmado, iniciamos a produção do vídeo, com a primeira prova em matriz pronta, fazemos uma cópia também em uma fita magnética e enviamos pelo correio, ele assiste, e envia as considerações por fax.
Da fita matriz gravada, fazemos os ajustes, como insert de áudio ou a troca de uma imagem que apenas os editores faziam por ser um processo que exigia o domínio total do equipamento.
Finalizado enviamos outra fita pelo correio para aprovação final. Isso é para traçarmos um paralelo da facilidade que temos hoje com as dificuldades que tivemos no passado. O mercado acompanhou a evolução tecnológica e hoje podemos ser contratados a distância com muita facilidade.
Toni
Rushvídeo – Ideias em Movimento.
CASE: PRODUÇÃO DE VÍDEO INSTITUCIONAL – EMPRESA SAFETLINE – PARTE 1 – PRÉ-PRODUÇÃO, BRIEFING E ROTEIRO DE VÍDEO SEM LOCUÇÃO