Depois de um ano desafiador e com a ameaça do novo Corona Vírus ainda pairando no ar, as festas de Final de Ano prometem ser mais intimistas, sem grandes badalações. Para aderir ao clima Natalino, a Rush Vídeo, produtora de conteúdo audiovisual de Campinas, interior de São Paulo, há três décadas no mercado, preparou uma seleção de filmes para quem vai esperar o Papai Noel no aconchego do lar, com direito a pipoca e muita diversão. São títulos despretensiosos, leves, ideais para reunir toda a família. Opções não faltam. Há produções disponíveis em todas as plataformas.
NOW/TELECINE
Uma Segunda Chance para Amar (Last Christmas)
A atriz Emilia Clark, que ganhou fama com a série Game of Thrones, estrela nesta história escrita pela atriz inglesa Emma Thompson, inspirada na famosa canção “Last Christmas”, composta em 1984 por George Michael, na época ainda integrante do grupo Wham! Aliás, as músicas do artista embalam toda a trilha sonora. Com direção de Paul Feig, a trama gira ao redor de Kate (Clarke), uma jovem problemática que trabalha como ‘Elfo do Papai Noel’ em uma loja temática. Entretanto, sob a aparente rebeldia ela esconde um trauma que não consegue superar. Sua vida é um verdadeiro desastre até que seu caminho cruza inesperadamente com Tom (Henry Golding), um rapaz determinado a ensiná-la a ouvir seu coração. Além de assinar o roteiro, Thompson também faz parte do elenco ao lado de Michelle Yeoh, repetindo a parceria com Golding após o sucesso Podres de Ricos (Crazy Rich Asians).
NETFLIX
Missão presente de Natal (Operation Christmas Drop)
É a estreia de Natal da plataforma deste ano, concebido como filme natalino de estrutura clássica, que também se vale de elementos de comédia romântica, com os mesmos clichês que o público não se cansa de amar, para ampliar ainda mais o espectro de seu alcance. A história gira em torno de Erica, interpretada por Kat Graham, da série The Vampire Diaries. Ela é assessora de uma deputada americana disposta a fechar três bases da Força Aérea dos Estados Unidos para cortar gastos públicos. Incomodada com a tradição de fim de ano de uma das bases, localizada no meio do Oceano Pacífico, que anualmente organiza a chamada Operação Presente de Natal, levando mantimentos, remédios, materiais escolares e brinquedos para os moradores das ilhas próximas, por meio dos aviões de guerra, a ambiciosa política, vivida por Virginia Madsen, envia sua assessora ao local com uma única tarefa: encontrar qualquer tipo de ineficiência na operação que justifique o fechamento da base. O problema é o carismático capitão Andrew, vivido por Alexander Ludwig, de Jogos Vorazes, encarregado a ser o guia da moça durante sua estadia na ilha. O restante é bastante previsível, com a protagonista se rendendo aos encantos do oficial bonitão e boa praça. A direção é de Martin Wood.
Amor com data marcada (Holidate)
Emma Roberts, sobrinha da atriz Julia Roberts, estrela nesta comédia romântica ao lado de Luke Bracey e direção de John Whitesell. A história começa quando, após um encontro inusitado, Sloane (Roberts) e Jackson (Luke Bracey) fazem um pacto e decidem que, a partir dali, serão “holidates” — ou seja: formarão um par apenas durante as festas de final de ano para enfrentar as comemorações familiares, sem envolvimento romântico. Obviamente, a situação foge ao controle e Slone, mesmo descrente do amor após levar um fora do namorado, começa a se interessar por Jackson, embora se recuse a admitir. O filme não foge à regra do gênero, sendo uma diversão despretensiosa para quem não se incomoda com uma sucessão de clichês e um desfecho totalmente previsível.
O Natal de Heidi (Christmas Wonderland)
Heidi (Emily Osment), deixou a pequena cidade de Pleasant Valley com o sonho de um dia se tornar uma pintora de sucesso. Mas diante das dificuldades de se estabelecer com a própria arte, acabou se tornando curadora de uma galeria. Às vésperas do Natal, ela precisa voltar para cuidar dos sobrinhos e acaba reencontrando um amor da adolescência, um charmoso professor. E conforme vai se envolvendo com a sua nova realidade, sua inspiração para pintar vai desabrochando, a ponto de deixá-la dividida entre voltar e resgatar seus projetos ou viver esta nova experiência. A direção é de Sean Olson.
AMAZON PRIME
Pete’s Christmas (idem)
A história de reviver o mesmo dia reiteradas vezes, que já rendeu pérolas como “Feitiço do Tempo” (Groundhog Day), disponível no Netflix e uma ótima pedida para quem procura entretenimento de qualidade, é o ponto de partida desta produção. Aqui quem se vê preso num looping é um garoto atrapalhado (Zachary Gordon) que vai tentando consertar o desastroso Natal de sua família para transformá-lo num dia memorável. Em cada oportunidade, um novo desastre, uma descoberta e um aprendizado. A direção é de Nisha Ganatra.
HBO GO
Expresso Polar (The Polar Express)
Baseado no livro homônimo, de 1985, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg, um dos nomes mais respeitados da literatura infantil, o filme combina interpretação real com animação computadorizada. Tom Hanks, premiado ator, protagonista de sucessos como “Forrest Gump” e “O Náufrago”, encabeça o elenco, interpretando múltiplos personagens, para narrar a história de um garoto que vive num subúrbio americano na década de 1950. À medida que vai crescendo, o protagonista se torna cada vez mais descrente do Papai Noel, especialmente diante das dificuldades enfrentadas por sua família. Na noite da véspera do Natal, entretanto, um trem fantasmagórico estaciona diante de sua casa e um cobrador (Hanks) o convida para um passeio até o pólo Norte, que vai transformar sua vida e a forma como encara o Natal. A direção é do igualmente premiado Robert Zemeckis. Diversão de qualidade para toda a família.
DISNEY +
O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)
A gênese deste filme começou a partir de um poema criado pelo diretor Tim Burton, quando este ainda era um animador da Disney no início dos anos de 1980.Trata-se de uma fantasia musical em stop motion, que traz os atores Chris Sarandon, Catherine O’Hara, William Hickey, Ken Page e Glenn Shadix, dando voz aos personagens. O enredo retrata a história de Jack Skellington, morador da “Cidade do Halloween” que acaba abrindo um portal para a “Cidade do Natal”. Chegando lá, ao se deparar com as demonstrações do espírito natalino, ele decide sequestrar o Papai Noel e promover uma festa de Natal em seu estranho mundo, o que obviamente não se mostrará uma boa ideia. A direção é de Henry Selick, com produção e coautoria do roteiro de Tim Burton.
Os Simpsons (the Simpsons)
Os Simpsons são, definitivamente, uma das maiores atrações da plataforma e o Natal aparece como tema de vários episódios. “Tis the 30th Season “, o décimo episódio da trigésima temporada, é um deles. Depois do jantar de Ação de Graças, Bart e Lisa dão a Marge e Homer suas listas de Natal, pedindo apenas um presente: uma smart TV que custa US $ 2.400. Quando uma oferta da Black Friday é exibida na TV, Marge e Homer planejam uma estratégia para aproveitá-la que, obviamente, dará início a muita confusão. Aliás vale lembrar que a série estreou em 17 de dezembro de 1989, justamente com um especial de Natalino.
Rush Video – Ideias em movimento.