Seja bem-vindo ao terceiro artigo da série ‘Dicas para melhorar seus vídeos gravados com o celular’. Nela, nós da Rush Video, produtora de vídeo em Campinas, estamos conversando um pouco mais sobre como melhorar a qualidade de seus vídeos produzidos em casa (especialmente com o celular). Se interessou? Você pode ler o primeiro artigo clicando aqui, no qual falamos sobre a construção da iluminação para um bom vídeo. Ou se você perdeu o segundo, você pode conferi-lo clicando aqui. Nele falamos um pouco mais da importância de um bom áudio, assim como dos perigos de deixá-lo de lado. No artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre a edição, que compõe parte do processo de pós-produção do seu vídeo.
Mas afinal o que é a edição? A grosso modo, a edição nada mais é do que aparar e juntar os vídeos que você captou, fazendo um processo de montagem do seu produto final. É claro que em nível industrial ela não se limita somente a isso. Existe todo um processo de colorização, adição de efeitos visuais, animações, letterings e afins, que tornam as produções hollywoodianas que costumamos ver tão incríveis.
Essa pode ser uma das partes mais complexas na produção de um bom vídeo, pois além de impactar na qualidade diretamente, ela também é a principal ferramenta de dinamismo dele. Aqui na Rush, utilizamos ilhas dedicadas exclusivamente para essa parte do vídeo, com a infraestrutura necessária para poder entregar produtos com a melhor qualidade possível. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.
A primeira dica é sobre onde ‘cortar’ o que você gravou. Tente acima de tudo entender qual o ‘clima’ do seu vídeo, e qual o nível de dinamismo ele precisa. Apresentações artísticas no geral e peças de ficção utilizam do silêncio como ferramenta de criação de sentimentos. Para um vídeo mais objetivo, que deseja passar informação e/ou uma reflexão mais direta, o ideal é cortar sempre em momentos que o interlocutor faz pausas para respirar, pensar, ou comete pequenos deslizes de dicção. Um bom exercício pode ser assistir vídeos no youtube sobre algum assunto que te interessa. Geralmente grandes canais contratam editores, a percepção dos momentos que estão sendo utilizados para esses cortes vão fazer seus vídeos mudarem completamente!
A sincronia dos elementos também tem um papel fundamental na hora de editar, e a nossa segunda dica se trata exatamente disso. Se você gravou o áudio separadamente do celular certifique-se de sincronizá-lo corretamente com o seu vídeo, um truque muito comum utilizado no começo das gravações é bater uma palma para gerar um pico no áudio e facilitar esse processo. No cinema essa é uma das principais funções da famosa claquete (que também ajuda na organização dos arquivos). Não somente no áudio, mas os elementos gráficos também necessitam de uma atenção especial, verifique sempre o melhor momento para colocar seus letterings e tarjas.
Mas como fazer tudo isso e muito mais pelo celular? Bem, essa é a nossa dica número três. Diferentemente dos processos citados nos artigos anteriores, o processo de hoje requer um pouco mais de paciência, uma vez que as telas de celulares costumam ser pequenas (editar em um tablet pode ser uma boa opção, se houver essa possibilidade). Alguns Apps são famosos por proporcionarem um trabalho de pós-produção intuitivo, variando de preço e sendo até gratuitos.
Para usuários de iOS (aparelhos Apple), uma boa pedida pode ser o iMovie. Além de gratuito, ele tem uma excelente integração com os vídeos gravados no iPhone e proporciona interessantes presets de transições e efeitos. Você pode até utilizar trilhas e efeitos sonoros disponibilizados pela próprio aplicativo sem precisar para a mais por isso.
Para usuários de Android, um excelente app é o Premiere Rush. Ele é uma versão mais simples do renomado Premiere (software de computador desenvolvido pela Adobe) que é um dos programas mais utilizados do mercado atualmente. Ainda que seja uma versão mais simples do original, o Rush disponibiliza ferramentas completas de correção de cor, slow-motion, e efeitos no geral. Além de uma ótima integração com outros aplicativos da própria Adobe.
Por outro lado se sua vontade é investir em um aplicativo mais completo e com maiores possibilidades, uma ótima opção é o Videoleap da Enlight. Nele você poderá além de ter todas as funções já citadas nesse texto, ter também a opção de mesclar vídeos simultaneamente, criar efeitos visuais, aplicar efeitos até mesmo em chroma key (a famosa tela verde do cinema), assim como ter disponível o estoque de vídeos da enlight para que possa ser criativo ao máximo.
Agora é hora de colocar a mão na massa e testar as dicas que demos para você! Lembre-se, a parte técnica é fundamental para um vídeo de qualidade, mas sem sua criatividade e força de vontade ela não se sustenta. Ouse! Tente!
Rush Video – Ideias em Movimento.