Este é o segundo artigo da série “Dicas para melhorar seus vídeos gravados com o celular”, no qual iremos conversar um pouco sobre como você pode preparar o áudio para melhorar a qualidade dos seus vídeos. Caso tenha interesse, você pode acessar o primeiro artigo da série clicando aqui, no qual falamos um pouco mais sobre a importância da iluminação e seu comportamento quando gravamos com o celular, dicas de composição, entre outros. Não deixe de conferir!
É comum associarmos a qualidade de um vídeo à imagem que vemos nas telas dos nossos dispositivos, porém, um áudio de baixa qualidade pode trazer um peso tão negativo quanto a própria imagem. Principalmente quando temos discursos e afins, ele é uma peça fundamental para a compreensão clara da mensagem que se deseja transmitir. Tendo isso em vista, nós da Rush Video separamos algumas dicas para te ajudar a construir melhor a parte sonora do seu vídeo.
A primeira dica é prestar um pouco mais de atenção na ambiência e nos sons que não podem ser controlados diretamente, que a princípio pode parecer simples, mas alguns segundos de silêncio no local em que você irá gravar, podem ajudar na compreensão de seu funcionamento. Por conviver diariamente com determinados ruídos, nosso cérebro está condicionado a ignorá-los automaticamente, alguns são inevitáveis como o trânsito, pessoas interagindo externamente e animais. O entendimento dos locais em que esses ruídos mais afetam seu ambiente de gravação é fundamental para seu posicionamento antes de gravar, uma vez que mesmo fechando janelas e portas, eles podem não desaparecer totalmente. Evitar gravar em horários de pico, pode amenizar um pouco esse tipo de problema.
Agora que você já entendeu o funcionamento externo do seu ambiente, a segunda dica segue a mesma linha de raciocínio, porém para a parte interna do seu local de gravação. Da mesma maneira que o cérebro ignora sons externos, isso também ocorre para pequenos ruídos do dia-a-dia e que, com certeza, podem sair no seu áudio final. Procure dar um pouco mais de atenção à dispositivos eletrônicos, é inegável a diferença que um ar-condicionado desligado pode fazer, assim como televisões que podem emitir ruídos mesmo no mudo, ventoinhas de laptops e computadores em geral.
Não somente isso, como a estrutura do ambiente também influencia em um áudio de qualidade. Cômodos amplos e com poucos móveis são mais propensos a causarem reverberação (popularmente chamado de eco). Tapetes, cortinas e a própria mobília podem ser grandes aliados na contensão desse problema uma vez que absorvem melhor o impacto das ondas de áudio que se espalham no local.
A terceira dica e não menos importante, se refere ao dispositivo de gravação de áudio. Para essa dica, existem diversos fatores que podem influenciar diretamente na qualidade do mesmo, mas o principal deles é o investimento desejado na produção do vídeo.
A maneira mais acessível de gravação, seria a utilização do próprio áudio da câmera que é registrado simultaneamente com o vídeo. Essa forma é a menos recomendada, uma vez que no geral, os microfones internos não possuem alta capacidade de direcionamento e podem até mesmo gerar ruídos indesejados. Os fones de ouvido com microfones embutidos podem ser uma opção, ainda que não seja a ideal, por estar mais próximo do interlocutor fará com que o ajuste automático do celular foque nas frequências da voz emitidas ignorando a maioria dos outros ruídos externos.
Outra maneira que a priori, pode não parecer tão acessível mas que com certeza fará toda a diferença, é a utilização de outros dispositivos para a gravação. Por exemplo, um segundo celular para gravar exclusivamente a voz e posicionado próximo ao interlocutor. Ainda que os fones de ouvido com microfone ajudem no foco do áudio por proximidade, eles ainda não substituem a qualidade de um aparelho gravando exclusivamente a voz e outros sons.
Se desejar ir um pouco além, o investimento em um bom microfone de lapela, um microfone shotgun ou um gravador separadamente podem se mostrar excelentes opções. Já existem alternativas no mercado de microfones para serem conectados exclusivamente em celulares (com entradas lightning por exemplo), e alguns deles podem ser mais acessíveis do que parecem, vale a pena pesquisar!
E essas foram as dicas do artigo de hoje! Um bom áudio faz toda a diferença e com certeza é um diferencial que dará uma aparência muito mais profissional à sua produção!

Rush Video – Dicas em movimento.