CONHEÇA AS PRINCIPAIS RAZÕES PARA INVESTIR NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS
Se você ainda não inseriu os vídeos no plano de comunicação do seu negócio, saiba que está perdendo uma oportunidade incrível. As razões para o bom desempenho do audiovisual nas estratégias de marketing são várias, a começar pelos números que envolvem o segmento, cada vez mais robustos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, no início de 2021, o Brasil, quando comparado à média global, se destaca no consumo de vídeo. O estudo revelou que 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros. O mesmo vale para vídeos nas redes sociais (72% x 57%) e nos serviços por assinatura (62% x 50%). Além disso, de acordo com dados levantados pela Hubspot, desenvolvedora de software para marketing de entrada, vendas e atendimento ao cliente, das verbas gastas hoje em publicidade digital, cerca de 40% é destinada para formatos em vídeo, com destaque para o material produzido para as redes sociais, que já consumiu aproximadamente 80% deste recurso, sendo que 83% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que o vídeo proporciona um bom ROI (retorno sobre o investimento). Já informações levantadas pelo Google mostram que o YouTube é acessado pelo menos uma vez por mês por 95% da população online brasileira, por uma faixa etária que vai de 18 a 45 anos, superando até mesmo a TV a cabo, sendo que o nosso país é o segundo maior mercado para o YouTube no que diz respeito ao número de horas de vídeo assistidas. Ainda sobre esta plataforma, vale ressaltar que o público alcançado pelas publicidades nos vídeos veiculados é de 127 milhões de brasileiros, número que representa 64,7% da população de todo o país com mais de 18 anos e quase 80% do total de usuários de internet. Portanto, não é exagero afirmar que os vídeos nunca estiveram tão em alta, indicando uma boa recuperação do formato após queda provocada pela incerteza da pandemia no início de 2020.
Abaixo listamos ainda algumas outras razões para demonstrar que em tempos de criação de conteúdo, a produção de vídeos é palavra de ordem.
Conteúdos mais didáticos e adequados a audiência
É sabido que os recursos audiovisuais geram imagens, que nos remetem a fatos reais e assim ampliam a consciência sobre o conteúdo que está sendo apresentado, tornando o processo mais dinâmico e criativo, o que resulta num maior interesse da audiência. Por isso, o conteúdo em vídeo costuma ser mais didático, ampliando o poder de compreensão até mesmo dos temas mais áridos e complexos e quando bem executados, podem ser bem inspiradores. Obviamente, que para um resultado eficiente é preciso investir numa produção de qualidade, que leve em conta, inclusive, o tipo de mídia onde o material será consumido. O uso de recursos como animações, efeitos especiais e gráficos, também ajudam a tornar o material mais atraente e são ótimas ferramentas para apresentar visualmente temas e/ou contextos mais abstratos. Aqui vale atenção extra à duração. Conteúdos demasiadamente longos tendem a cansar e gerar dispersão. O YouTube permite carregar até 12 horas de vídeo, entretanto, são os materiais de até 2 minutos os que apresentam as melhores taxas de engajamento. Por isso, considere, se necessário, dividir os vídeos em blocos menores, criando a possibilidade de serem assistidos na sequência ou em momentos distintos. Em tempos de pluralidade de plataformas, também vai largar na frente quem criar o conteúdo audiovisual certo para o público com quem pretende se comunicar e ainda quem estiver atento às particularidades das mídias onde será veiculado. É preciso ainda lançar mão de todos os dados disponíveis e transformá-los em aliados na hora de produzir conteúdo. Estas referências possibilitam insights qualificados que permitem dar atenção a detalhes que podem agregar valor ao conteúdo, permitindo um resultado mais assertivo.
Rush Vídeo – Ideias em movimento