Um dos mais instigantes jobs que a Rush Video foi contratada para filmar recentemente foi um curso de Theta Healing. Para quem não conhece, o Theta Healing é uma terapia que altera a programação energética, quântica e espiritual do nosso corpo. O curso facilitado pelos instrutores Eliel Paiva e Raquel Ribeiro visa capacitar novos terapeutas, e consiste em uma imersão de três dias onde os alunos aprendem a acessar a frequência de onda cerebral Theta para fazer as alterações de padrões em si mesmos e em outras pessoas. O objetivo é mudar crenças e padrões limitantes que dificultam a vida em vários aspectos, como finanças, amor, autoimagem, saúde, trabalho. Além disso, esta técnica também é muito útil para lidar com traumas (tanto físicos quanto emocionais) e diversos tipos de doenças: uma sessão de Theta Healing é capaz de eliminar até mesmo dores físicas.
Mas para a nossa equipe o desafio era: como filmar um trabalho de meditação e deixa-lo dinâmico e interessante? E como transmitir através das imagens a sensação de paz que permeava o ambiente? O encontro com os terapeutas exigia concentração, foco e muitas vezes silêncio. Sendo assim, primeiramente não podíamos interferir nas energias criadas pelos terapeutas, e segundo, tínhamos que ter a noção exata entre ficar distante ou se aproximar das pessoas no instante certo. Do ponto de vista estético, tentamos fazer muitos registros com pequenos movimentos, focando nas mãos (as quais os terapeutas utilizam para criar a conexão um com o outro e realizar a cura) e no rosto dos alunos, que expressavam ao mesmo tempo concentração e serenidade.
Claro que a natureza ajuda demais nessas horas em que queremos dar às imagens um tom contemplativo. Borboletas sobrevoando flores, um tanque de carpas, ou simplesmente o vento criando um efeito de modulação nas árvores passam a noção de tranquilidade e harmonia adequado ao tema.
No fim do curso, os terapeutas criaram uma atmosfera de festa e alegria, que rompia com o estágio anterior. Nesta parte, mudamos nossa opção, criando alguns planos-sequências, como o que envolveu Eliel, tocando violão como um repentista e criando uma melodia em que inseria na letra cada um dos participantes do curso. Há um afeto sincero na forma como Raquel e Eliel envolvem os participantes do curso de Theta Healing, e a equipe da Rush Video não ficou de fora. Saímos de lá sentindo esse mesmo espírito de serenidade e gratidão, e foi exatamente isso que imprimimos no nosso vídeo. Você pode conhecer um pouco mais sobre o Theta Healing e conferir o vídeo finalizado aqui no nosso portfólio.