Seguindo com o relato da produção do vídeo institucional para a Safetline, iremos relatar neste artigo quais foram os critérios utilizados na seleção dos equipamentos pela equipe da produtora de vídeo Rushvideo.
Em se tratando de um vídeo onde a grande maioria das cenas seriam gravadas muito próximas ao solo, e algumas com o equipamento colocado no próprio solo, decidimos mais uma vez pela utilização de um equipamento versátil, compacto e com peso reduzido, optamos pela utilização de uma DSLR, para quem não sabe são as câmeras fotográficas que além da fotografia tem o recurso de gravação em vídeo com ótimos resultados. Apenas como curiosidade, essas câmeras começaram a ser utilizadas para essa finalidade há quase 10 anos, com o lançamento da 7D pela Canon. De lá pra cá esse recurso tem sido cada vez mais utilizados por videomakers, pelo custo mais reduzido nos investimentos e praticidade, enfim um ótimo custo benefício.
Além disso, as DSLR proporcionam a troca de lentes o que deixa o equipamento ainda mais atraente. Neste caso reservamos para a externa uma câmera 5D Mark III, com um jogo de lentes, uma fixa 50mm, uma 24/105.
Com esse tipo de equipamento, por ser mais leve, fica mais fácil de trabalharmos com movimentos de câmera, para isso reservamos também um slider.
O slider é um equipamento que proporciona um movimento suave, seja para o lado, para frente, para trás, de cima para baixo ou de baixo para cima, é um equipamento que utilizamos muito, mas tomamos o cuidado de não exagerar nos movimentos.
Reservamos ainda dois pontos de iluminação fria, pois na visita técnica ao ambiente da fábrica onde foram gravadas as cenas, foi identificado a necessidade do uso de iluminação adicional.
Com o check list quase pronto, faltavam ainda extensões elétricas, cartões de memória para a câmera, e a verificação de todo o equipamento um dia antes da data marcada.
Com a colaboração de toda a equipe, com reuniões para escolha de equipamentos e composição da check list, partimos para a gravação.
Isso fica para o próximo artigo.
Até lá.
Toni Ferreira – Rushvídeo – Ideias em Movimento.
CASE: PRODUÇÃO DE VÍDEO INSTITUCIONAL – EMPRESA SAFETLINE – PARTE 3 – PROCESSO DE FILMAGENS, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO