Dando sequência aos nossos relatos, hoje contaremos como foi o dia de gravação para a captação de cenas do vídeo institucional, teaser, da Safetline. No texto anterior relatamos como foram os critérios para a escolha dos equipamentos, reunião com a equipe envolvida na externa e check list de equipamentos, para que tudo saia da melhor maneira possível.
Partimos para a cidade vizinha de Hortolândia, onde fica localizada a sede da Safetline. Chegamos bem cedo para que o dia fosse bem aproveitado e que as cenas pudessem ser feitas com calma, sem pressa.
Com uma boa programação, organização e um roteiro bem alinhado a probabilidade de falhas no processo de filmagem diminui consideravelmente. Isso é um fator importante em todas as nossas produções de vídeo, e nesse caso mais ainda pelo curto prazo que tivemos para a entrega do vídeo institucional pronto e aprovado.
Utilizando uma câmera DSLR que proporcionam a troca de lentes deixando o equipamento ainda mais versátil, iniciamos a produção da primeira cena do roteiro, sempre com o cuidado de não identificar nossos “atores” para que o vídeo institucional tenha uma durabilidade maior, ou seja, não se desatualize muito rapidamente.
Com a lente 24mm e a utilização do slider fizemos um movimento suave utilizando um pilar para descortinar a cena.
A segunda cena foi gravada com uma 50mm para mostrar os detalhes dos calçados.
Uma das cenas que tivemos uma maior complexidade, foi no momento de mostrar o solado do calçado pisando sobre uma poça de óleo.
Para dar esse efeito, utilizamos um vidro temperado com espessura aproximada de 2cm apoiado numa empilhadeira, onde pudemos definir a altura ideal para a gravação.
Após o posicionamento da câmera bem abaixo do vidro, um dos nossos atores fez o movimento da pisada, com nossa direção, pois teria que ser um movimento mais lento que o normal para que os efeitos pudessem ser aplicado na pós produção.
Chegamos ao fim de mais um dia de trabalho, cansados mas com aquele bom e velho sentimento de dever cumprido.
No artigo seguinte, falaremos um pouco do início da pós produção do vídeo institucional, com a organização dos arquivos, seleção de cenas, correção de cor e efeitos visuais.
Até lá!!
Toni Ferreira – Rushvídeo – Ideias em Movimento.