Quantas vezes você já se lembrou de situações por causa de um aroma?

 

Aromas e filmes

 

Por Toni Ferreira

 

Quantos filmes já vimos que tratam de aromas, perfumes, essências, fragâncias….?

Vários não é mesmo!? Temos alguns bem famosos, como o filme europeu Perfume, a história de um assassino, e talvez o mais famoso de todos, o americano Perfume de Mulher.

O primeiro filme mencionado acima conta a história de um personagem sombrio, que nasceu com um dom privilegiado, o olfato apuradíssimo. Ele conseguia perceber e distinguir aromas imperceptíveis as pessoas normais. Esse filme, produzido na Alemanha, França e Espanha teve uma produção com orçamento que chegou perto dos 70 milhões de dólares, segundo informações contidas no sítio da Deutsche Welle, o filme mais caro produzido na Alemanha até o momento. Quem assiste o filme não imagina que foi investido essa quantia na produção, já vi produções muito melhores com muito menos recursos. Neste filme temos uma fotografia boa, boa cenografia, assim como a performance da maior parte do elenco e das locações, com exceção de Dustin Hofman que personifica o dono de uma perfumaria Giuseppe Baldini com um nivel acima dos demais. De qualquer forma é um bom filme, considerando que o livro O Perfume, romance escrito pelo alemão Patrick Suskind,  de grande sucesso, pois vendeu mais de 15 milhões de exemplares, mas considerado um dos livros mais difícieis de ser adaptado para a linguagem cinematográfica.

Perto do que temos encontrado por ai, é um filme que vale a pena ficar duas horas e meia em frente a telinha para assistí-lo. Mas, ao final do filme, a maioria daqueles que assitem acompanhados, olham para a pessoa com uma expressão de exclamação. Asssita e tire suas conclusões.

No próximo artigo continuarei a falar sobre filmes que tem como tema ligações com aromas, e a bola da vez será Perfume de Mulher, com Al Pacino em uma de suas melhores atuações.

 

Rushvídeo: Ideias em movimento!