Continuaremos a falar sobre perfume, mas não de um perfume qualquer, falaremos de um Perfume de Mulher.

 

Aromas e filmes (parte 2)

 

Por Toni Ferreira

 

Já falamos de um filme adaptado do livro do escritor alemão Patrick Suskind, que gera controvérsias pelo seu orçamento milionário e o resultado que todo esse investimento gerou.

Continuando no tema de filmes que tem uma relação com aromas e perfumes, não poderia deixar de falar um pouco do clássico: Perfume de Mulher, de 1992. Estrelado por Al Pacino, em uma de suas brilhantes interpretações, que o levou a receber o Oscar de melhor ator por essa atuação em 93. Ele vive intensamente o personagem Frank Slade, um tenente-coronel cego do exército americano, que determinado a se suicidar contrata um jovem estudante que aproveita o feriado de Ação de Graças, para ganhar algum dinheiro fazendo as vezes de um acompanhante.

O estudante Charlie Simms interpretado pelo jovem ator, na época, Chris O’Donnell, é levado durante as gravações pela performance de Al, e desempenha seu papel com muito talento.

O objetivo do coronel é passar seus últimos momentos de maneira inesquecível, fazendo tudo o que é possível, viajando para a cidade de Nova Iorque onde acontecem a maior parte das gravações.

A cena mais famosa do filme é regada com o tango “Por Una Cabeza”, do grande Carlos Gardel. Alem de Gardel o filme conta com a trilha sonora de Thomas Newman, dando ainda mais emoção ao filme que superou de longe a primeira versão gravada na Itália em 1974. Claro que a interpretação de Pacino é um ponto de desequilibrio nessa balança, o ator se entrega tanto ao papel que por várias vezes nas cenas esquecemos que ele na realidade enxerga.

O roteiro foi muito bem adaptado e o filme muito bem dirigido por Martin Brest, que após uma direção fracassada em 2003 com o filme Gigli, sumiu do mundo do cinema.

Para aqueles que cometeram o equívoco de não assistir Perfume de Mulher, façam isso, esse sim é um drama que te envolve e passa uma mensagem muito inspiradora.

 

Rushvídeo: Ideias em movimento!