Qual o caminho a ser seguido quando encontramos dificuldades orçamentárias em nossas produções?
Um filme com baixo orçamento.
Trabalhar com produção de vídeo é uma arte. Arte para dirigir, encenar, iluminar, entre muitas outras funções dentro do processo, mas principalmente para gerenciar um orçamento frente as dificuldades de uma produção com poucos recursos financeiros.
As produções de baixo custo não são uma novidade no meio do cinema e do vídeo, isso sempre aconteceu em várias esféras desse mercado no qual atuamos e com personalidades que talvez jamais saberíamos de algumas histórias se elas não fossem dramatizadas em produções mais recentes. Uma dessas histórias, a que me refiro, é do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Interpretado recentemente pelo sempre brilhante Anthony Hopkins, considerado hoje um dos maiores atores de cinema, teatro e televisão em atividade o filme é uma biografia do cineasta inglês.
Das muitas interpretações de Hopkins em personagens variados, que vai do sinistro e o mais famoso deles, Dr. Hannibal Lacter, em Silêncio dos Inocentes, até o determinado e simpático aventureiro Burt Munro, de Desafiando Limites, ele vive na interpretação de Alfred Hitchicock, as dificuldades que até mesmo um diretor e produtor conceituado na época sofreu com as sanções da industria do cinema. Alfred Hitchcock não encontrou apoio financeiro para a realização de um filme, pois os estúdios se negaram a investir em um mero filme de terror. Alfred não se rendeu aos obstáculos e decidiu financiar o próprio filme. O que não foi fácil, pois o orçamento foi baixo, as dificuldades que surgiram durante as filmagens, tais como: brigas entre o diretor e sua esposa; desentendimentos com parte do elenco e equipe de produção; problemas de saúde do diretor, entre outras. Além da dificuldade para passar pela censura da época. Censura essa, principalmente, em função de uma cena de uma mulher nua no chuveiro. O resultado foi que, a tal cena do chuveiro, bem como a trilha sonora, transformaram-se num marco dos filmes de suspense. A fusão, da cena e da trilha, tornou o filme ainda mais famoso e o maior sucesso da carreira do diretor. Psicose, até hoje é uma referência no cinema mundial. Então, quando surgirem dificuldades financeiras em nossas produções, devemos procurar soluções criativas, ao invés de desistirmos.
Rushvídeo: Ideias em movimento!