Recentemente o Brasil recebeu a triste notícia da morte do humorista Paulo Gustavo, aos 42 anos, devido a complicações da COVID-19. Criador e diretor de algumas das  peças mais marcantes do humor brasileiro, ele é responsável por protagonizar ‘Minha mãe é uma peça 3’, o filme com a maior bilheteria da história do cinema nacional. 

 

Por isso, separamos aqui alguns de seus principais papéis para que possamos relembrar para sempre essa personalidade que marcou a vida de muitos brasileiros.

 

 

DONA HERMÍNIA – MINHA MÃE É UMA PEÇA

Dona Hermínia é com certeza a personagem mais marcante da carreira de Paulo Gustavo. Protagonista da trilogia de filmes ‘Minha mãe é uma peça’, é uma caricatura das mães de classe média e satiriza situações do cotidiano, e que são muito corriqueiras nas vidas de várias famílias Brasil afora. De acordo com o ator, a personagem foi inspirada em sua mãe. 

 

Sinopse do primeiro filme:

Dona Hermínia é uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, que já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles a consideram uma chata, resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia para desabafar suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado.

Todos os filmes estão disponíveis no Telecine Play e Globo Play. 

 

DELEGADO LUPICÍNEO – SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 

Sendo seu papel de estreia na televisão, Paulo Gustavo interpretou o Delegado Lupicíneo em um dos principais programas infantis da época! O personagem era um investigador que perseguia um suposto Lobisomem, o que mais tarde é revelado que sua identidade é a do próprio lobisomem. Ele atuou até a última temporada da série em 2007, que está disponível na plataforma Globo Play.

 

Sinopse:

As histórias do Sítio do Picapau Amarelo são ambientadas no sítio de Dona Benta, uma velha senhora que vive afastada da correria e do barulho da cidade grande. … Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, um reino que por coincidência, fica localizado no ribeirão do Sítio.

 

ANÍBAL – OS HOMENS SÃO DE MARTE… E É PRA LÁ QUE EU VOU

Mesmo sendo personagem coadjuvante, Paulo roubava a cena. E não foi diferente em ambos os filmes: ‘Os Homens são de Marte… e é pra lá que eu vou’ e ‘Minha Vida em Marte’, filmes nos quais dividiu as telinhas com Mônica Martelli.

 

Sinopse:

Fernanda, de 39 anos, trabalha organizando casamentos. A grande ironia é que ela é solteira. A produtora lida com os mais diversos tipos de homem e reserva grande parte do seu tempo à procura do par perfeito.

 

VALDOMIRO – VAI QUE COLA

 Paulo Gustavo também foi estrela no programa da Multishow ‘Vai que cola’, com plateia ao vivo nos moldes da tão consagrada ‘Sai de baixo’, ele interpretou Valdomiro, um malandro que deixou a vida no bairro Leblon e vive no Méier (ambos bairros da cidade do Rio de Janeiro) e contracena com a Dona Jô, interpretada por Catarina Abdalla. Protagonizando também o filme, lançado em 2015.

 

Sinopse do filme:

Valdomiro Lacerda dá um golpe e, para fugir da polícia, acaba se escondendo na pensão de Dona Jô, que fica no subúrbio do Rio de Janeiro. Seu ex-sócio tem um plano para Valdo recuperar sua cobertura de frente para o mar no Leblon. Mas a turma do subúrbio vai junto e apronta muita confusão no bairro mais caro do Brasil.

 

Com certeza é uma das perdas que irá marcar muito a história do audiovisual no Brasil, e como o próprio Paulo dizia:

 

Sorrir é um ato de resistência” – Paulo Gustavo (1978-2021)

 

Rush Video – Ideias em Movimento.