2020 não está sendo nem de perto um ano como esperado por todos, mas mesmo em meio à tantas adversidades o mercado do audiovisual está se reajustando. A cada ano que passa, novidades são trazidas pelas principais fabricantes do mercado. E não seria diferente com as câmeras mirrorless, que mais uma vez se atualizaram e estão prestes a revolucionar a indústria com suas altas capacidades e a competitividade. Mas quais seriam esses novos aspectos que estão balançando o mercado? Antes de falarmos das mudanças trazidas, precisamos entender o que são de fato as câmeras mirrorless e porquê elas são um diferencial.
Quando falamos de câmeras, dentre as variações existentes, os tipos que se destacam são as DSLR, as Camcorders e as mirrorless. Cada uma com sua especificidade, elas entregam o máximo de seu desempenho quando empregadas para tarefas inerentes à sua projeção. Mas como elas se diferem?
Camcorders
Popularmente conhecidas como filmadoras, as camcorders são dispositivos eletrônicos que têm como seu principal objetivo unir áudio e vídeo em uma peça final. Elas não são feitas para a fotografia, muito pelo contrário, as primeiras foram projetadas exclusivamente para a transmissão televisiva, com o passar do tempo ficaram mais compactas e passaram a ser mais acessíveis, fazendo com que a popularização do vídeo crescesse e produções caseiras começassem a ser feitas em grande escala. Se tornaram comuns as fitas cassetes amadoras de eventos como aniversários e casamentos. Hoje em dia elas produzem materiais 100% digitais e variam de tamanho e preço, podendo ser ultracompactas e populares, ou ser parte de um set cinematográfico, custando milhares de dólares e com alta complexidade de operação.
As câmeras DSLR
As Digital Single Lens Reflex ou DSLR, são câmeras digitais que funcionam com um sistema de espelhos integrados, elas derivam das antigas câmeras analógicas que utilizavam películas com íons de prata para gerar a foto. Nesse sistema a luz passa pela objetiva (ou lente) e atinge um espelho, que direciona a luz para um pentaprisma na parte superior da câmera fazendo com que seja possível pré visualizar a foto pelo viewfinder da câmera. Quando o clique é finalmente acionado para a fotografia ser tirada, o espelho se levanta, fazendo com que a luz atinja diretamente o sensor, que converte a informação luminosa em digital formando enfim a imagem.
Essas câmeras são estruturalmente pensadas para a fotografia, embora sejam capazes de gravar vídeos, podem não entregar a mesma qualidade que uma camcorder.
As câmeras mirrorless
Por último, mas definitivamente não menos importante, as câmeras mirrorless. Diferentemente das outras, elas foram projetadas um pouco mais tarde já na era digital. Elas são visualmente muito semelhantes em aparência às DSLR, entretanto, costumam ser mais compactas e leves devido à sua característica principal sugerida pelo nome. Exatamente… elas não possuem espelhos! Enquanto temos uma projeção analógica da luz nas DSLR, nas mirrorless tudo isso acontece de maneira digital. A luz incide diretamente no sensor da câmera, que converte em informação digital e replica no viewfinder que nada mais é do que uma tela muito pequena também digital.
Essa ausência faz com que a informação processada seja muito mais rápida que o comum e é isso que torna essas câmeras tão atraentes, pois sua flexibilidade permite que tanto vídeos quanto fotos sejam feitas em alta qualidade de maneira rápida e prática. Aqui na Rush Video, utilizamos câmeras desse tipo em diversos trabalhos. É claro que ainda existem alguns contrapontos como o superaquecimento, ou mesmo o dano causado pela luz que atinge o sensor diretamente, mas ainda assim elas continuam se mostrando uma ótima opção para pequenas e médias produções.
E como todo ano, em 2020 o mercado se atualizou novamente. E a nova geração das principais fabricantes dessas câmeras (que consideramos nesse artigo sendo Canon, Sony e Panasonic), veio para mudar o mercado.
Sony A7SIII
Sendo talvez a mais conhecida fabricante de câmeras mirrorless, a sony decidiu fabricar uma versão melhorada da já consagrada A7III. Agora com 12MP e um auto-foco invejável, a Sony A7SIII é um diferencial no mercado. Conseguindo atingir quase 410 mil de ISO, filmando em 4K / 30 fps, pode atingir incríveis 16 bits de níveis de cor quando filmados em raw com um gravador externo. Ela ainda possui estabilização de 5 eixos no sensor fullframe e é ultra compacta, pesando aproximadamente 600g.
Canon EOS R5
Com a proposta de ser a câmera híbrida mais ‘poderosa’ do mundo, a nova Canon EOS R5 busca entregar um produto final de ponta por um preço consideravelmente acessível perto do que outras com o mesmo desempenho consegue. Além de sua capacidade incrível de filmar em 8K e 30fps , ela entrega tudo isso em raw quando utilizado um gravador externo. Não o suficiente, internamente ela entrega nada mais nada menos do que vídeos em 4k a 120 quadros por segundos e 10 bits. Tudo isso há poucos anos atrás só era possível em grandes câmeras da indústria cinematográfica.
Ela ainda dispõe de um disparo contínuo de 12 fotos por segundo, e um sensor de 45 Megapixels estabilizado em 5 eixos. Com a incrível tecnologia dual pixel, possui um autofoco contínuo rápido e preciso, sendo uma grande competidora de mercado.
LUMIX GH6
A Panasonic também se tornou uma marca consagrada no que diz respeito a produção de câmeras mirrorless, ela ainda se sustenta em sua câmera de ponta, a Lumix GH5. Entretanto, existem diversos boatos na indústria indicando o possível lançamento da próxima geração, a possível Lumix GH6. Até na data de publicação deste artigo, os rumores eram de um sensor com possíveis 41MP e fullframe. Ela também viria com uma captura em 8K comprimido, ou ainda em 4K raw diretamente para o cartão de memória ou HD externo! Bem, o que nos resta é esperar.
Com uma geração tão poderosa de câmeras híbridas, o maior questionamento é sobre o que será do futuro da produção de vídeo. Uma vez que isso aconteceu poucas décadas atrás com a acessibilidade à filmadoras, qual será o limite agora que um usuário amador pode possuir um aparelho com potencial cinematográfico na sua mochila enquanto viaja? Estamos ansiosos e sempre atentos às novas tecnologias, para que possamos evoluir juntos e sempre trazer um material com a melhor qualidade possível para nossos clientes! No próximo artigo conversaremos um pouco sobre a BlackMagic Pocket Cinema Camera, outra câmera que veio para revolucionar o mercado.
Rush Video – Ideias em movimento.