Os videoclipes são peças que podem ser fundamentais no momento da divulgação e ampliação do público de uma obra musical. Alguns deles, marcaram gerações e com certeza serão lembrados por muito tempo. Mas, você sabe a história desse tipo de produção audiovisual?
O que é um videoclipe?
De acordo com o blog medium de Arte, Cultura e Estética:
“”Um videoclipe nada mais é do que um filme curto e esse termo começou a ser utilizado mais ou menos na década de 1980. A palavra clipe deriva de clipping que significa recorte (de jornal ou revista) e possivelmente isso se refere à técnica midiática de recortar imagens e fazer colagens em forma de narrativa em vídeos.
A evolução do gênero do videoclipe está ligada diretamente a história do cinema.
No século XX mais ou menos, algumas projeções já eram acompanhadas por música. Algumas partes de músicas eram escolhidas a partir de cenas presentes no filme e aí está a grande diferente entre ambos. Afinal, o videoclipe são canções criadas e depois temos a inserção de imagens.
Os Beatles foram os primeiros a investir em algo que parecia com um videoclipe (não era bem um videoclipe na época) mas fazia com que eles aparecessem mais em TV’s sem terem que estar presentes nos estúdios dos programas. O marco mesmo foi o lançamento de Bohemian Rhapsody, do Queen. Foi considerado o primeiro videoclipe produzido com o objetivo claro de lançar um disco. Porém, o auge mesmo, foi com a estreia da tão conhecida MTV. O primeiro vídeo a ser exibido foi Video Killed the Radio Star, do The Buggles. Estourou na época.
No início dessa década de 1980, as produções eram apenas colagem de imagens e não tinham tantas preocupação de trazer uma narrativa. Mas, com a popularidade conquistada graças à emissora, as gravadoras começaram a investir mais nos vídeos. E aí sim vieram sucessos como Thriller, de Michael Jackson (1983) e Freedom! ’90, de George Michael (1990), dirigido por David Fincher, que depois faria o filme Clube da Luta.
Passou-se o tempo e tivemos a reconfiguração do videoclipe nas novas mídias. Pois tivemos a chegada da internet e com a chegada da internet tivemos o lançamento do youtube. O youtube nasceu em 2005, porém só foi ser notado mesmo lá por 2009 quando vídeos dos mais diversos conteúdos eram publicados e compartilhados por quem o assistia.
É importante dizer também que o videoclipe é também uma ferramenta de apelo mercadológico, pois influencia em comportamentos e dita modas. O videoclipe surgiu então como um pacote completo que é a música e a imagem de um artista.”
Você pode conferir o artigo completo no medium clicando aqui.”
O Processo de produção
O site do Astronautas Filmes traz um pouco desse processo de construção do videoclipe, confira:
Orçamento: esse é um ponto chave de qualquer videoclipe, mas nunca deve ser levado como algo limitador. Existem vídeos que saíram de um orçamento baixo mas que resultaram em produções criativas e muito bem feitas. Trabalhar com pouco mas fazer muito é o mais comum em clipes independentes (sem patrocínio ou apoio), por exemplo.
Conceito: é aqui que nasce a ideia do vídeo. Em uma conversa entre o artista e o diretor, são levantados questões sobre o sentimento que a música traz, o que ela passa (vontade de dançar, chorar, etc) e outras discussões que vão ajudar a criar um conceito coerente e legal. A ideia pode ser objetiva e direta, ou quase literal, ou ainda totalmente diferente e metafórica, o que pode render vídeos interessantes.
Equipe e elenco: nessa etapa é analisada a complexidade do videoclipe e os profissionais que serão necessários para fazer a ideia acontecer. Independente da produção, alguns papéis são essenciais, como diretor, roteirista, produtor e assistente de produção, especialistas em som e iluminação, câmera, entre outros.
Planejamento: aqui são pensadas e decididas, principalmente, questões como o local de filmagem, os objetos de cena e cenário, equipamentos necessários, além de serem feitos o roteiro e o storyboard do vídeo — uma espécie de rascunho das cenas e do que é esperado para o produto final.
Você pode ler mais sobre o assunto no site clicando aqui.
Aqui na Rush, podemos realizar os sonhos de impulsionar suas peças musicais. Faça seu orçamento!
Rush Video – Ideias em movimento.