SAIBA QUEM SÃO OS VENCEDORES DO GLOBO DE OURO 2023
A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) realizou, no último dia 10, a 80ª edição do Globo de Ouro, abrindo a temporada de premiações, que é coroada com o Oscar, previsto para o dia 12 de março. O evento, que nos Estados Unidos voltou a ser exibido pela rede NBC, não foi veiculado no Brasil por nenhuma rede de TV, aberta ou fechada. A TNT, que costuma transmitir a festa, este ano preferiu manter o evento fora da sua grade. Vale ressaltar que em 2022, a cerimônia foi esnobada pela grande mídia e alguns premiados até devolveram seus troféus, após denúncias de falta de diversidade e transparência na escolha dos premiados.
Grandes Vencedores
Polêmicas à parte, a noite foi de um veterano de Hollywood. O diretor Steven Spielberg largou na frente com “Os Fabelmans” que conquistou dois dos principais troféus: melhor filme de drama e direção. O longa mistura ficção com a biografia do próprio Spielberg para narrar a história de Sammy Fabelman, que ainda criança se apaixona pelo cinema e à medida que amadurece vai se envolvendo profissionalmente com a sétima arte. Já o filme “Banshees de Inisherin”, sobre dois amigos de longa data que tem a sua parceria abalada por uma série de conflitos, foi outro destaque da festa, vencendo nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Roteiro para Martin McDonagh, de “Três Anúncios Para Um Crime’, e Melhor Ator em Comédia ou Musical para Colin Farrell. A veterana Cate Blanchett foi eleita melhor atriz dramática por “TAR” e Austin Butler por sua porformance como protagonista de “Elvis”
Diversidade
Angela Bassett foi eleita como Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel de Rainha Ramonda em “Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre”. Em seu discurso, a atriz levou o público às lágrimas ao mencionar Chadwick Boseman, falecido em 2020. “Nós embarcamos nessa jornada juntos, nos amamos, nos apoiamos e nos cercamos pela luz e espírito de Chadwick Boseman. A história de Pantera Negra faz parte do legado dele e nos ajudou a liderar. Nós mostramos ao mundo como são os líderes negros na frente e por trás das câmeras”.
Outro ponto alto da festa ficou por conta do comediante Eddie Murphy, homenageado durante premiação. Em seu discurso, Murphy mencionou, em tom bem humorado, o incidente ocorrido entre Will Smith e Chris Rock no Oscar 2022 ao compartilhar três conselhos para uma carreira de sucesso em Hollywood: “Pague seus impostos, cuide dos seus negócios e mantenha o nome da esposa de Will Smith fora de sua boca”. Para quem não se lembra, esta última dica remete a frase dita por Will Smith a Chris Rock antes do famoso tapa na premiação de 2022.
Já os prêmios de Melhor Atriz e Ator Coadjuvantes em Comédia ou Musical foram para dois intérpretes de origem asiática: Michelle Yeoh e Ke Huy Quan, por suas atuações em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
Prêmios Streaming
Entre as atrações da TV, o grande destaque foi para a sitcom “Abbott Elementary”, da Star Plus, que ficou com os prêmios de Melhor Série de Comédia, Melhor Atriz em Série de Comédia (Quinta Brunson) e Melhor Ator Coadjuvante (Tyler James Williams). No seu encalço ficou a segunda temporada de “The White Lotus”, transmitida pela HBO Max, que venceu nas categorias de Melhor Minissérie ou Antologia e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Coolidge.
Curiosamente, “A Casa do Dragão” (HBO Max), spin-off de “Game of Thrones”, foi eleita a Melhor Série Dramática, apesar da produção original jamais ter vencido nesta categoria durante todo o tempo em que esteve no ar. Ambientada 200 anos antes dos eventos de GOT, “A Casa do Dragão” é baseada no livro “Fogo & Sangue”, de George R. R. Martin.
Vale mencionar ainda que a América Latina marcou presença entre os vencedores. “Pinóquio”, produção em stop motion do mexicano Guillermo Del Toro, ganhou na categoria de melhor filme de animação e a produção “Argentina, 1985”, de Santiago Mitre, foi eleito o melhor filme de língua estrangeira.
Semana que vem, confira as principais estreias cinematográficas para o segundo semestre de 2023.
Rush Video – Ideias em movimento.