Seguindo com o relato de nossa produção do vídeo institucional de ativação da campanha Sementaria da Bayer e Nunhems, falaremos um pouco sobre nossa experiência no estado do Espírito Santo.
Chegando ao local da gravação, o cenário já nos impressionou: 2 milhões de pés de tomate de diversas variedades, distribuídos em colinas e pequenos vales.
Escolhemos uma das partes mais elevadas da plantação para filmar takes de entrevista, o que nos proporcionou uma bela, vista e portanto um fundo incrível para este trecho do vídeo. Lá nos encontramos com o sr. Geraldo Gobbi: um homem simples, de presença discreta e despretensiosa. Quem cruzasse com ele mal imaginaria estar ali o maior produtor de tomates a céu aberto do mundo.
Como a maioria das pessoas, o sr. Geraldo não tinha muita afinidade com as câmeras, o que pode dificultar um pouco o processo da produção de vídeo. Assim, decidimos utilizar uma técnica conhecida no meio de produções audiovisuais, que é fazer com que o entrevistado interaja não diretamente com a câmera, mas converse com uma pessoa. Giuliana, que foi muito atenciosa e nos acompanhou durante toda a captação de imagens, prontamente se ofereceu para cumprir a função. A técnica consiste em nada mais do que colocar uma das câmeras próximo ao entrevistador e, portanto, próximo ao ponto de foco de visão do entrevistado, o que acaba por não afetar a naturalidade no olhar, ângulo e posição da pessoa que está sendo filmada. O entrevistado acaba agindo de forma mais espontânea e descontraída, fazendo com que a sua performance seja surpreendente.
É importante notar que, ao se utilizar esta técnica com um dos entrevistados, o ideal é adotá-lo para todos – mesmo que não seja necessário em outros casos -, afim de manter um padrão para o vídeo.
A viagem ao estado do Espírito Santo foi extremamente cansativa, mas nos rendeu ótimas imagens e experiências (e tomates também). Na sequência voltaremos para a nossa ilha de edição em Campinas, onde a editora Mary Kuhn contará um pouco sobre a finalização do projeto.
Toni Ferreira – Rushvídeo – Ideias em Movimento.

________________________________