A edição do vídeo é uma prática cada vez mais popular porque muitos dos elementos necessários para a execução estão cada vez mais disponíveis:
Registro: Hoje, uma câmera padrão é capaz de gravar em Full HD por menos de R$1000,00. As câmeras para o “consumidor” e algumas câmeras fotográficas semi profissionais, possuem recursos automatizados integrados que fornecem algumas definições técnicas, como foco, abertura, compensação sob más condições de iluminação e até mesmo estabilidade.
Há alguns anos atrás, os computadores usados ​​para edição de vídeo deveriam possuir configurações de hardware e software especiais. Atualmente você pode fazer bons vídeos com todos os tipos de computadores. Apenas 3 ou 4 GB de memória para processar virtualmente qualquer software de edição, além de que a grande partes dos PCs já possuem placas gráficas atuais, já que o setor têm evoluído muito devido à demanda acelerada por conteúdo gráfico na Internet e jogos.
Com a tecnologia atual e uma câmera moderna você pode adicionar sem problema seu material diretamente da câmera para o computador.
Pós-produção: animações, cortes, música, processos de incorporação e até mesmo simulações 3D podem ser realizados em praticamente qualquer computador moderno e o processo de aprendizagem para estas artes, está disponível a um clique de sua tela em inúmeros sites dedicados ao treinamento on-line todos os tipos de programas de edição.
Do amador ao profissional: A diferença entre os vídeos que você pode compartilhar com sua família para um produto de qualidade com o qual você pode competir, display como expressão artística ou comercial como fonte de lucros, reside principalmente no seu conhecimento das técnicas e características da linguagem audiovisual que as implementações com sua criatividade poderoso, vai fazer a diferença.
Aos poucos você vai descobrir que elementos periféricos como o uso de um tripé, iluminação, filtros, maquiagem, efeitos especiais e outros, são ferramentas complementares para a qualidade de suas imagens, mas a verdadeira essência, o selo do produtor, depende inteiramente de você.