A realidade virtual é um sistema tecnológico que é usado para criar um mundo artificial em que eles interagem e a sensação de estar em uma situação real em um ambiente simulado é percebido. A palavra virtual refere-se ao fato de que nós percebemos, mas que não corresponde com a realidade no espaço-tempo.
O sistema informatizado simula uma realidade alternativa em um ambiente virtual.
A realidade virtual é compartilhada com outros indivíduos, que interagem sem estar no mesmo espaço de tempo.
O triângulo realidade virtual ideal integra três componentes
Imersão. A pessoa perde o contato com o mundo real quando se percebe estímulos mundo apenas virtual.
Interação. A pessoa interage em um ambiente virtual através de dispositivos de entrada, de modo que muda as coisas nele e recebe a resposta através de seus sentidos.
Imaginação. Por meio do ambiente virtual a pessoa vê e percebe não há realidades existentes.
A realidade virtual pode ser imersiva ou não imersiva. A primeira é quando a simulação é realizada num ambiente tridimensional, em que o utilizador percebe estímulos sensoriais. Escolhe para exibir a segunda itens virtuais em uma tela, dando a opção para interagir com outros utilizadores através da Internet. Normalmente você tecnologia não-imersiva é mais familiar e econômica
Atualmente, a realidade virtual é usado na formação de profissionais (médicos, policiais, pilotos de avião em produção e empresas de serviços, etc.). Na indústria uso simuladores ferramentas de lote e de programação para facilitar e acelerar o desenvolvimento e a comercialização de produtos, da mesma forma, aumentar a produtividade das plantas.
Por outro lado, serve para entretenimento, um modo de jogo. A ideia é que o usuário percebe que o ambiente é parte olhando através do visor. Quando usado com a intenção de treinamento de realidade virtual, o sistema tenta reproduzir o mundo real em detalhe: assim, o piloto praticando em um simulador de realidade virtual, encontrar as mesmas condições que têm de enfrentar o avião.
Também pode ser uma revolução na forma de assistir filmes, colocando o espectador como um personagem do filme, ou shows, esportes e eventos ao vivo, criando a sensação de estar no melhor lugar do estádio.
Apesar de ainda estar no inicio, a realidade virtual tem grande potencial para mudar o mercado, a Rush Vídeo está acompanhando a evolução e atenta as mudanças.