Quer que as pessoas tenham vontade de assistir aos vídeos institucionais produzidos por sua empresa? Sem problemas. Basta pensar um pouco fora da caixa. Separamos neste artigo algumas dicas para conseguir fazer vídeos institucionais cada vez melhores.
O problema de vídeos institucionais é que boa parte deles é exaustiva: muita informação em pouco tempo ou pouca informação em tempo demais. De certa forma, é como se após assistir um vídeo institucional a gente se sentisse como quem sabe menos ainda sobre a empresa que acabou de conhecer. Abordar a informação da maneira certa é a chave para conseguir fazer um vídeo institucional que se destaque.
Você tem milhares de ideias para não fazer um vídeo maçante. Tente reunir uma equipe de criativos e ouvir todo tipo de ideia antes de começar o desenvolvimento de seu próximo vídeo. Talvez as ideias que sua equipe atual tenha conseguido desenvolver até então estejam engessadas.
É bom ouvir a opinião de outros departamentos antes de tomar decisões criativas, pois podemos ter uma diferente perspectiva de nosso negócio. Para criar seu novo vídeo institucional e garantir que ele será um sucesso, tente ouvir melhor seu time!
Tente mostrar no seu próximo vídeo por que sua equipe adora trabalhar na sua empresa, por exemplo. Isso inspira a confiança de parceiros, que conseguem perceber que seu ambiente profissional é criativo e cheio de pessoas incríveis, e incentiva novos talentos a enviarem seus currículos para o seu banco de profissionais.
Todo mundo que trabalhar em uma empresa com uma cultura incrível e deixar isso as claras nos seus vídeos institucionais pode ser a chave para criar conteúdo emocionante e com alto poder de engajamento. Gostamos de compartilhar boas histórias. Faça com que as pessoas conheçam as melhores que aconteceram no seu ambiente de trabalho!
Se conseguir criar um vídeo em primeira pessoa, essa pode ser uma ótima ideia. Para fornecedores, parceiros e clientes, pode ser interessante conhecer um pouco melhor sobre como sua empresa faz as coisas. Ter uma ideia de como é o dia a dia, da produção a distribuição, e conhecer alguns de seus profissionais faz toda a diferença na hora de fechar negócio.
Queremos trabalhar com pessoas competentes e que inspiram confiança. Quando for fazer o roteiro de seus vídeos institucionais, tente se colocar no lugar de quem verá aquele conteúdo.
Procure fazer conteúdo que fale com as pessoas em sua língua. Ou seja, se sua empresa atende outros mercados além do brasileiro, é interessante mostrar que esse atendimento é feito na língua dos clientes e de forma personalizada.
Histórias de sucesso e parcerias entre sua empresa e clientes de longa data conquistam por nos darem vontade de fazer parte dessa história também. Se conseguir transmitir esse tipo de sentimento, que vai além do bom e velho “o que somos, o que fazemos e onde estamos” que se está acostumado a ver nesse tipo de conteúdo.
Pense novamente no que gostaria de ver nos vídeos institucionais de outras empresas e tente mostrar de onde surgem as boas ideias. Faça seu vídeo institucional valer o clique!
Não existe uma fórmula mágica de fazer os vídeos institucionais perfeitos. É preciso encontrar o que há de único na história do seu negócio e na experiência adquirida através dos anos.
Bons vídeos institucionais conseguem transmitir tudo que sua empresa representa em poucos minutos e são poderosas ferramentas de divulgação do que ela pode fazer!