Você tem inspiração para ser Youtuber?
Que tal algumas dicas profissionais de produção de vídeo para sair na frente e conseguir cada vez mais inscritos?
A Rush Vídeo vai ter ajudar com algumas dicas de como produzir vídeos com qualidade superior a maioria de seus concorrentes, mas lembre-se, para conseguir se dar bem no Youtube apenas técnicas não contam! É necessário muito esforço, força de vontade e criatividade.
Quando iniciar um projeto, pense no tema e no conteúdo que vai abordar, crie um roteiro, seja para um vídeo explicativo (tutoriais) ou até mesmo uma encenação (curta ou um longa-metragem). Para ajudar na inspiração, assista bastante vídeos, principalmente os relacionados ao assunto que você quer abordar, para aprender ainda mais e ter boas ideias.
A parte da atuação é superimportante, independente da linha do seu canal. (tutorial/curtas)
Você precisa se soltar e agir o mais natural possível em frente às câmeras para um vídeo tutorial, para que seu tom de voz fique agradável e transmita segurança.
Assim como, também, você pode seguir uma linha teatral para as interpretações no caso de ser um vlog ou canal voltado para humor.
Mesmo com uma câmera só, você pode ter efeito de múltiplas câmeras, é só gravar diversas vezes a mesma cena em diversos ângulos. Sim, pode dar um pouco de trabalho ter que gravar a mesma coisa várias vezes, mas é o jeito mais econômico para a sua produção. E, no final, o resultado vai ser animador e vai mostrar que vale a pena. Até mesmo com o celular é possível fazer um vídeo bacana. O mais importante é ter um aparelho que consiga gravar em HD.
Ter um áudio limpo é também superimportante. Se o áudio estiver ruim, mesmo que a sua imagem tenha qualidade, o vídeo perde audiência, e as pessoas não vão querer assistir até o final. A recomendação aqui é utilizar um microfone externo para captar melhor o som.
Você pode usar um microfone direcional, também conhecido como boom ou shotgun. Esse é o tipo usado em produções que têm mais movimentos, fica por cima no ambiente, fora do enquadramento da câmera e tem um alcance maior do som.
Já para vídeos onde uma pessoa apresenta parada ou faz uma entrevista, o mais indicado é o de lapela, aquele que prende na roupa e fica próximo à boca. O alcance dele é menor.
Se você já tiver um microfone portátil em casa, também consegue utilizá-lo para as filmagens.
Alguns smartphones têm qualidade do som superior às câmeras filmadoras. Você pode captar o som por ele e, depois, na edição do vídeo, sincronizar som e imagem.
E, se mesmo assim, seu áudio continuar com ruídos, utilize programas editores que eliminam o chiado do som para garantir uma melhor qualidade do seu vídeo.
Não se esqueça de mesclar sons ambientes e/ou músicas às cenas (sons de efeitos). A trilha sonora em si, possui um peso muito grande no desenvolvimento do vídeo, ela evita que o clima fique muito silencioso ou até mesmo tedioso.
Elas podem ser utilizadas também para intensificar a emoção de quem está assistindo o vídeo. Exemplo: Em uma cena de ação, utilize uma música agitada que intensifique a sensação de adrenalina, como um rock.
Se a cena é de suspense, utilize uma trilha instrumental; ou uma baladinha romântica para cenas mais leves e de amor.
Mas atenção! Tome cuidado com os termos do YouTube para utilização de uma música com direitos autorais, porque se utilizar músicas sem a autorização, o YouTube pode excluir seu vídeo.
Há diversos sites que disponibilizam trilhas sonora sem direitos autorais, como por exemplo: Jamendo.com, Opsound.org, Dig.ccmixter, Royaltyfreemusiclibrary.com e Freemusicarchive.org, entre muitos outros.
Esse é mais um processo importante da produção de um vídeo. Escolher os melhores momentos, melhores ângulos, melhores tomadas, excluir o excesso são decisões cruciais para tornar seu vídeo interessante e transmitir o que você quer para a audiência.
Por exemplo: se uma cena demora muito tempo, você pode editá-la para que dure apenas alguns segundos, mostrando ao espectador apenas o principal, para não ficar cansativa.
É importante ter uma introdução bem elaborada, isso fideliza seu espectador e faz com que ele se lembre facilmente do seu canal.
Se você está começando e não conhece muitos softwares de edição, o próprio YouTube tem editor de vídeo.